A virada do ano em Santa Catarina será marcada por temporais, especialmente entre a tarde e a noite de quarta-feira (31) e quinta-feira (1º). A combinação entre calor, umidade e a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera favorece a formação de tempestades em diversas regiões do estado, acompanhadas de raios, rajadas de vento e chuva intensa em curto período de tempo.
De acordo com a previsão, o risco é considerado moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
Leia mais sobre previsão do tempo:
- Dias ensolarados e noites frias marcam a chegada de 2026
- Tempo instável predomina em Criciúma nesta terça-feira
- Frio fora de época pode marcar o início de 2026
As instabilidades devem começar ainda no início da tarde, com maior intensidade no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e em parte do Planalto Sul. Nas demais regiões, a chuva ocorre de forma mais isolada, mas também pode causar transtornos pontuais.
.jpg)
Apesar do cenário de atenção durante a tarde e a noite, a virada do ano deve ocorrer sem riscos associados. A previsão indica apenas chuva fraca e isolada no período próximo à meia-noite, com ventos fracos, abaixo de 10 km/h. Os temporais típicos de verão tendem a perder força justamente nos horários próximos à celebração do Ano-Novo.
A Defesa Civil orienta a população a evitar atravessar áreas alagadas, não permanecer em locais com histórico de enxurradas e ficar atenta a sinais de risco, como elevação rápida do nível da água, postes inclinados e árvores com possibilidade de queda. Em situações de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.