Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Viação Cidade vence licitação do transporte coletivo de Araranguá 

Empresa, que há 12 anos operava de forma irregular, poderá agora contar com a concessão legal do serviço
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 15/07/2022 - 11:45 Atualizado em 15/07/2022 - 11:53
Fotos: Gregório Silveira/ 4oito
Fotos: Gregório Silveira/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O transporte coletivo municipal de Araranguá é feito pela Viação Cidade há mais de 20 anos. Porém, há mais de uma década, a empresa operou de forma improvisada, já que o contrato havia expirado.  

Por determinação da Justiça, a prefeitura de Araranguá precisou regularizar a situação e licitar, novamente, o sistema. Nesta semana, o certame foi finalizado e a empresa aprovada pela comissão julgadora do Poder Executivo Municipal.  

“Já ocorreu a sessão de julgamento das propostas. Apareceu apenas uma empresa interessada, que é a que hoje opera de forma precária o sistema, a Viação Cidade, sem contrato de licitação. Ela apresentou as propostas técnica e financeira, a comissão de licitação se reuniu, julgou e a empresa foi declarada vencedora. Foi homologada a licitação e tem um prazo de recurso de eventuais empresas que se sintam prejudicadas. Findando esse prazo, vai ser assinado o contrato de concessão", explica Daniel Menezes, procurador de Araranguá. 

Segundo o profissional, o contrato prevê que a empresa tem seis meses para se adequar ao que foi exigido no edital. Depois desse período, a Viação Cidade vai ter que operar o transporte de Araranguá na nova forma prevista em contrato.

Novidades no serviço

“Tem algumas novidades neste edital, como por exemplo, que todos os ônibus utilizados na frota sejam rastreáveis. Também terá que ser fornecido um aplicativo para que todos os usuários acompanhem a localização do ônibus. O usuário está em casa aguardando o transporte, vai ver o trajeto que está sendo feito e onde está o ônibus e vai para o ponto apenas quando já estiver bem próximo”, complementa o procurador.

De acordo com Menezes, todos saem ganhando com o processo licitatório. “Outro ponto importante é que a empresa, que antes vinha operando de forma precária, terá uma garantia que vai poder operar de forma regular por no mínimo dez anos, podendo fazer investimentos com maior segurança. Os veículos deverão ser mais novos e poderão ser utilizados, em algumas linhas, micro-ônibus. Acreditamos que em 6 meses, entre a assinatura e o início da operação, a empresa vai estar operando com todas as novidades e novos investimentos no transporte público”, acrescenta. 

Segundo o procurador, a melhoria no serviço vai contribuir para o aumento no número de usuários. “Gradativamente, as pessoas devem procurar mais o transporte já que estará com maior qualidade. Então, finalmente, depois de 12 anos, conseguimos finalizar a licitação do transporte coletivo, sendo um marco histórico e teremos cada vez mais melhorias no serviço, com certeza”, finaliza. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito