Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2022

Vampiro: "MDB fará dois deputados federais no pau do gato"

Além dele, o MDB terá mais dois candidatos à Câmara Federal no sul do Estado
Por Enio Biz Criciúma, SC, 07/04/2022 - 11:33 Atualizado em 07/04/2022 - 11:40
Foto: Bruno Gallas / 4oito
Foto: Bruno Gallas / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado estadual, Luiz Fernando Vampiro, volta à Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Após um ano e dois meses comandando a Secretaria Estadual de Educação, ele sai da função para concorrer a deputado federal nas eleições de outubro deste ano. Em entrevista ao programa Adelor Lessa desta quinta-feira (07), na Rádio Som Maior, Vampiro projetou o pleito eleitoral e elogiou a nominata dos candidatos a deputado estadual, mas prevê dificuldades na escolha de nomes para deputado federal.

"A nossa nominata de deputados estaduais está boa. Temos pontencial de conseguir consolidar de 6 a 7 candidaturas. Já a nominata de deputados federais está complexa. Estamos com dificuldades de consolidação dos nomes. Dos 10, temos apenas sete ainda. Eu coloquei o meu nome e estou muito empolgado por esse processo político. Tenho trabalhado e recebido retornos importantes. Eu e a Ada teremos candidaturas estadualizadas. É difícil. Creio que o MDB elegerá dois deputados federais no pau do gato. É difícil. Temos que colocar mais nomes", prevê.

Além de Luiz Fernando Vampiro, o MDB terá mais dois candidatos à Câmara Federal no sul catarinense: Ada de Lucca e Michel Sombrio, que é vereador em Braço do Norte. "Eu não vejo qualquer tipo de problema em ela ser candidata e eu também. Quem escolhe contra quem, como vai, ou quem é parceiro ou não, fica em casa. Melhor não concorrer", avalia.

Vampiro deixa a Secretaria Estadual de Educação

O deputado ficou à frente da Secretaria Estadual de Educação por um período de um ano e dois meses. Comandou a maior pasta do governo estadual. São 1.058 escolas em 295 municípios. São 38.614 servidores ativos, sendo a maior secretaria de Santa Catarina, representando 50% dos funcionários públicos do Estado. São mais de 500 mil alunos.

"A primeira demanda histórica quando assumimos era melhorar a auto estima dos profissionais da educação. Tínhamos uma classe muito machucada pelo processo de valorização. Tem ainda o mínimo garantido na educação catarinense, onde ninguém recebia menos de 5 mil reais, com 40 horas e curso superior. Outra conquista foi a infraestrutura escolar. Quando eu entrei, eram somente dois engenheiros para 1.058 escolas. Na sexta, quando sai, era 58 engenheiros efetivos. Obras importantes e impactantes na educação", avalia Vampiro.

Ele citou autonomia na gestão como fundamental para os investimentos feitos. "Temos uma série de equipamentos que somam um montante de 1,9 bilhão de investimentos. Santa Catarina saiu de um patinho feio na educação pública para sermos o maior comprador de ônibus do país. Foram 300 veículos do transportes escolar e 100 ônibus para a educação especial. Pela primeira vez na história de Santa Catarina, o ano de 2021, foi aplicado 27,04% da receita líquida do Estado. Foi uma autonomia de gestão de uma virada de chave que os reflexos vão se dar entre este ano e 2024. Tem muita coisa ainda a ser colhida ao longo desse prazo", finaliza.

Confira o podcast da entrevista do deputado estadual, Luiz Fernando Vampiro:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito