Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc realiza Simpósio Psicologia, Espiritualidade e Saúde Mental

Evento contará com palestrantes renomados como o professor doutor Alexander Moreira Almeida
Por Redação Criciúma - SC, 25/10/2018 - 13:46 Atualizado em 25/10/2018 - 13:47
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o intuito de debater sobre as relações entre a Psicologia e as experiências religiosas, espirituais e fora do comum e a saúde mental, a Unesc realiza de 5 a 7 de novembro o 1º Simpósio de Psicologia, Espiritualidade e Saúde Mental. Aberto para o público em geral, o evento vai debater temas como "Ciência e Espiritualidade", "Neurociência das Experiências Religiosas e Espirituais" e "Experiências Espirituais/Religiosas e a Relação Mente/Cérebro".

Importantes pesquisadores com diferentes perspectivas de investigação dos temas que serão abordados vão participar do Simpósio, como Adriano Holanda, Alexander Moreira Almeida, Frederico Camelo Leão, Fatima Regina Machado e Jeverson Rogério Costa Reichow.

As inscrições para o evento, que contará com minicursos, palestras, conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos, estão abertas e podem ser realizadas on-line.

Programação  

As atividades iniciam dia 5 de novembro às 14 horas, com o minicurso "Pesquisa em Espiritualidade e Saúde", com o professor doutor Alexander Moreira Almeida e a médica psiquiatra Marianna Costa. A abertura oficial inicia às 18 horas no Auditório Ruy Hülse. Já às 18h50, ocorrerá a conferência "Ciência e Espiritualidade: Pesquisas científicas em espiritualidade", com o professor doutor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) Alexander Moreira Almeida e o professor doutor da USP, Frederico Camelo Leão.

Almeida é médico, doutor em Psiquiatria e professor associado de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF, fundador e diretor do Nupes (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF), coordenador das seções em espiritualidade e psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria e um dos principais pesquisadores na área de espiritualidade no país.

Leão é médico e doutor em Comunicação e Semiótica. Atualmente é médico psiquiatra da Faculdade de Medicina da USP, coordenador do ProSER (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade da IPQ-HC-FMUSP). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psicoterapia, espiritualidade, religiosidade e semiótica.

O primeiro dia do evento encerrará com a mesa redonda "Neurociência das Experiências Religiosas e Espirituais" às 19h50, com a médica psiquiatra, doutoranda em Psiquiatria e Ciência do Comportamento e membro do Núcleo de Psiquiatria e Espiritualidade da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Marianna Costa e com o professor doutor Alexander Moreira Almeida.

O Simpósio segue até 7 de novembro abordando também os temas "Experiências Anômalas e Transtornos Mentais"; "Experiências de caráter psicótico sem diagnóstico: Desafios para a Psicopatologia e para a Compreensão de Saúde"; "Experiências Anômalas em Médiuns e Não Médiuns: Relação com Qualidade de Vida e com Transtornos Mentais"; "A Controvérsia Científica dos Fenômenos Psi (Parapsicológicos) e seu Impacto para a Psicologia" e "Psicologia e Religião".

Evento parte da análise da realidade atual

Estudos recentes apontam uma alta prevalência de experiências espirituais, religiosas e anômalas na população (acima de 80%), o que levou o curso de Psicologia e o Gruppa (Grupo de Pesquisa em Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais) da Unesc a organizar um evento que promova o debate sobre estas experiências e a sua relação com a saúde mental.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito