Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc realiza extensa programação neste sábado em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Roda de Conversa ocorreu na noite desta sexta-feira (03/06), na Unesc
Por Redação Criciúma, SC, 04/06/2022 - 07:53
Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc
Foto: Décio Batista/Agecom/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Professores e alunos da Unesc foram estimulados a refletir sobre o ambiente. A temática foi abordada na noite desta sexta-feira (03/06) durante mesa redonda que trouxe o tema "Sustentabilidade Ambiental Pós Rio+30". O encontro ocorreu no Auditório Ruy Hülse, na Universidade e fez parte da programação da 17ª edição da Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos que este ano trouxe ainda como tema central "Uma só terra".

Os professores Geraldo Milioli do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Melissa Watanabe do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), Fabiano Raupp do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPGCEM) e Cristiane Damiani Tomasi do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) foram os convidados da noite e discutiram importantes temáticas acerca do meio ambiente com mediação dos professores Carlyle Bezerra Menezes e Giovana Ilka Jacinto Salvaro.

Os desastres, as mudanças climáticas e o desmatamento foram abordados pelo professor Carlyle que, segundo ele, questões que desafiam a repensar o mundo em desenvolvimento. "Essas reflexões servem para modificar a trilhar outros modelos e pensar, de forma propositiva, sobre o que fazer para mudar a relação com a natureza, mais precisamente nossos padrões de consumo e de produção", destacou.

De acordo com ele, a floresta Amazônica é uma das poucas ainda preservadas e é um patrimônio da humanidade. "Se destruirmos a Amazônia é todo o planeta que tem uma consequência como está ocorrendo. O que o Brasil deveria estar pensando é ser protagonista no novo modelo de desenvolvimento e sustentável", salientou.

A economia circular foi abordada pela professora Melissa que nada mais é do que trabalhar a economia pensando na reutilização dos resíduos e na valoração como um modelo de negócio com impacto positivo na questão da sustentabilidade. "É a tecnologia a serviço do meio ambiente, ou seja, como podemos utilizar de forma mais eficiente os recursos que temos, além da utilização dos resíduos da melhor maneira possível e trazer valor a isso. Nós jogamos vidro, plástico e latas e isso tudo tem que entrar no processo produtivo novamente e a própria matéria orgânica que é riquíssima, como a formação de biogás e outras possibilidades que se pode estar pensando em modelos de negócios sustentáveis", comentou.

Todo o movimento da saúde coletiva também entrou na pauta da noite com a professora Cristiane. "A saúde coletiva, por essência, é um campo em que se congrega a epidemiologia, políticas públicas de saúde e ciências sociais. O meio ambiente e a sustentabilidade é uma agenda dentro da saúde coletiva, assim como dentro da saúde no nosso país. Viemos conversar a respeito dessa interface, em especial trazendo que movimentos a partir dos territórios porque é nesse espaço que a saúde coletiva se faz enquanto pesquisa, prática e ação de extensão, que a Unesc atua, para trazer um pouco dessa mobilização dentro dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS)". Para isso, foram apresentados projetos de extensão, de pesquisas e de intervenção feitos nos territórios de abrangência.

A contribuição que as engenharias de materiais trazem foi o assunto abordado pelo professor Fabiano Raupp como forma de contribuir com o avanço da circularidade. "Cada um deve fazer a sua parte e ter consciência", reforçou.

Já o professor Geraldo Milioli enfatizou a importância do debate e o resgate da Conferência Rio 92, entre eles, a Conferência Internacional das Cidades para o Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, "Rio+30 Cidades". "Essa deveria ser uma discussão de todos os dias, mas o importante é ver a evolução e como podemos contribuir. Sair da sensibilidade para a consciência", comentou. 

Atendimento à população

Auriculoterapia, acupuntura, reiki, massagem, aromaterapia, além de informações com o Núcleo Multidisciplinar de Dor Orofacial da Unesc estiveram na programação desta sexta-feira, bem como cinema para os alunos do Colégio Unesc e para os colaboradores da Universidade.

Durante o período da tarde, professores e acadêmicos realizaram as atividades com colaboradores e população em geral que circulavam pelo Campus.

Sábado de extensa programação

A Semana do Meio Ambiente encerra no sábado (04/06) com uma extensa programação. "Neste dia a população também poderá participar das atividades que estão sendo preparadas. Será um sábado de um rico aprendizado e as inscrições para as atividades podem ser feitas das 8h às 8h30 no Ginásio de Esportes, na Unesc. Também faremos um piquenique, então quem quiser participar poderá trazer o lanche", comentou Carlyle.

Giro ciclístico, Caça ao tesouro ecológico, roda de capoeira, yoga, zumba, tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial, auriculoterapia, craniopuntura, análise da farmacoterapia, fitoterapia, terapia manual e mobilização miofascial, fazem parte da programação. Também haverá sorteio de vários brindes e de uma bicicleta Absolute Wild T19, a partir das 11h30. Toda a programação é em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado dia 05 de junho.

Confira as atividades de sábado

1° Giro Ciclístico e 1º Girinho Ciclístico da Unesc, das 8h às 12h, para acadêmicos, estudantes do Colégio Unesc, colaboradores, professores e público externo.

 Giro Ciclístico para crianças acima de 11 anos, das 8h40 às 9h20, no Ginásio de esportes.

"Recomenda-se a utilização de capacete"

Caça ao tesouro ecológico com a presença do Capitão Jack Sparrow, das 8h40 às 9h20.

Yoga, das 8h40 às 9h20, na Sala de dança.

Roda de Capoeira, das 9h30 às 9h50 no Ginásio de esportes.

Girinho Ciclístico para crianças de 5 a 10 anos, das 10h às 11h, nas quadras poliesportivas. "Recomenda-se a utilização de capacete".

Zumba, das 9h30 às 10h / 11h às 11h30, no Ginásio de esportes.

Voz e violão (Arte e Cultura), das 10h às 11h.

Atividades simultâneas das 8h30 às 12h - auriculoterapia, craniopuntura, análise da farmacoterapia, tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial, fitoterapia, terapia manual e mobilização miofascial. Local: Ginásio de esportes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito