Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

TRE realiza 4º teste com urnas eleitorais (VÍDEO)

Objetivo é garantir a segurança e identificar possíveis falhas, como travamentos
Por Redação Criciúma - SC, 14/03/2018 - 16:20 Atualizado em 14/03/2018 - 16:23
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Começou o 4º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas, com foco em hardware. Ao todo, 174 servidores e estagiários estarão testando as urnas até sexta-feira (16) com o objetivo de averiguar o desempenho dos equipamentos.

O simulado ocorre em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil. No TRE-SC, são 766 urnas de seis modelos diferentes, que representam ao todo 4% do parque de urnas do Tribunal, número considerado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como estatisticamente seguro para testes.

A atual simulação conta com um programa que é mais próximo daquele que será utilizado nas eleições. “Duas novidades que já estão decididas e que serão implementadas para 2018 são o registro dos mesários na urna e a tela resumo. Ao final da votação, a urna apresentará uma tela com todos os votos do eleitor, que é a chamada tela resumo, então o eleitor poderá conferir todos os votos e depois apertar o confirma”, explica João Sebastião de Andrade, chefe da Seção de Voto Informatizado.

Durante o simulado, as urnas são preparadas para uma consulta popular, como se fosse de fato uma eleição real, e são verificados os eventuais problemas, como travamentos que possam ocorrer e ser corrigidos rapidamente. Além deste, será realizado mais um simulado, marcado para maio.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito