Neste domingo, dia 31, é comemorado o Dia do Nutricionista. Em Siderópolis, a data ganha um significado especial com o trabalho realizado pela nutricionista da Prefeitura, Bruna Freccia Rovaris, que é responsável por planejar a merenda servida nas escolas municipais.
Todo o cardápio é elaborado seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O planejamento leva em conta a sazonalidade dos alimentos, aspectos culturais, diversidade e necessidades nutricionais de cada faixa etária. "Uma alimentação adequada garante energia e os nutrientes necessários para contribuir na concentração, disposição e desempenho escolar de cada aluno. Para muitas crianças, a merenda é a principal refeição equilibrada do dia", explicou Bruna.
Segundo ela, os cardápios são alterados trimestralmente e pensados para garantir que a alimentação escolar supra as necessidades nutricionais dos alunos. "Ofertamos frutas e verduras diariamente, leguminosas pelo menos quatro vezes por semana, além de proteínas e cereais integrais. Restringimos ultraprocessados e doces em excesso, sempre respeitando restrições como diabetes, alergias e intolerâncias", detalhou a nutricionista.
As escolas municipais também estão preparadas para atender alunos com restrições alimentares. A partir da apresentação de laudo médico ou nutricional, as refeições são adaptadas conforme a necessidade. "Oferecemos alimentos sem proteína do leite de vaca, sem lactose, sem glúten e diet, observando também as seletividades alimentares. Esse cuidado é acompanhado em conjunto com as merendeiras, garantindo refeições adaptadas, seguras e igualmente nutritivas", ressaltou.
Agricultura familiar na merenda escolar
Outro ponto de destaque é a prioridade dada à agricultura familiar. Produtos frescos e de qualidade chegam semanalmente às escolas por meio dos produtores locais. "De acordo com o PNAE, ao menos 30% dos recursos devem ser destinados à compra de alimentos da agricultura familiar. Em Siderópolis, utilizamos em média 60% desse recurso, fortalecendo os produtores locais e garantindo refeições mais saudáveis", afirmou Bruna.
Siderópolis investe aproximadamente R$ 1 milhão por ano na merenda escolar, assegurando qualidade, variedade e equilíbrio nutricional para os alunos da rede municipal de ensino. "Investir na alimentação escolar é investir diretamente no futuro das nossas crianças. Garantir refeições saudáveis e de qualidade significa oferecer mais saúde, aprendizado e oportunidades para cada aluno da rede municipal", destacou o prefeito, Franqui Salvaro.
Siderópolis valoriza merenda escolar no Dia do Nutricionista
Município destacou a importância da alimentação no aprendizado dos alunos

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo