O fortalecimento da segurança pública em Criciúma e região foi o destaque da 47ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira (21). A sessão contou com a participação do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, e do delegado regional André Milanese, que trouxeram informações importantes sobre os avanços e investimentos na área.
Em sua fala, Ulisses Gabriel destacou que o estado de Santa Catarina alcançou, em 2023, o título de mais seguro do Brasil, com os menores índices de crimes graves. Para manter e ampliar esse cenário, a Polícia Civil elaborou um planejamento estratégico baseado em quatro pilares: aumento orçamentário, fortalecimento da relação com a comunidade e da transparência pública, melhorias nos processos internos, e qualificação e valorização do efetivo.
"Temos afirmado que sem educação não tem futuro, mas sem segurança pública não existe presente. Todos queremos que seus filhos possam ir e vir em segurança", afirmou o delegado-geral.
Ulisses Gabriel também anunciou que, em breve, sete novos delegados serão destinados à região Sul, que por anos enfrentou carência de efetivo. Além disso, informou que o Governo do Estado autorizou recentemente a realização de um novo concurso para aumentar o número de agentes da Polícia Civil.
Outra novidade destacada por ele foi a reestruturação das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso. Segundo o delegado-geral, um estudo técnico definiu que cidades com até 150 mil habitantes terão pelo menos uma delegacia especializada nesse tipo de atendimento. Nos municípios maiores, como Criciúma, o atendimento será ampliado e dividido em duas frentes: uma dedicada à proteção de mulheres e outra voltada a casos envolvendo crianças, adolescentes e idosos. "O objetivo é dividir o trabalho em duas unidades para realizar um melhor atendimento à população", explicou.
O delegado regional André Milanese reforçou o impacto positivo dessas mudanças para a região. "Nunca presenciei essa movimentação em prol da nossa região. Agora estamos aumentando nosso efetivo em mais de 50%, o que trará reflexos diretos para Criciúma e municípios vizinhos. Fica aqui o nosso agradecimento ao delegado Ulisses", destacou.
Segurança pública é pauta na sessão da Câmara de Criciúma
Delegados Ulisses Gabriel e André Milanese trouxeram informações importantes sobre os avanços e investimentos na área

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo