Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Secretários municipais de Saúde de SC repudiam declaração de Carlos Wizard

Ministro da Saúde indicado por Bolsonaro disse que prefeituras manipulam dados da Covid-19
Por Heitor Araujo Florianópolis - SC, 07/06/2020 - 17:59 Atualizado em 07/06/2020 - 18:07
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEM/SC) lançou uma nota de repúdio "Contra declarações de manipulação de dados da COVID-19 no Brasil", após as declarações do indicado ao ministério da Saúde por Jair Bolsonaro, Carlos Wizard.

O empresário  Wizard também insinuou que haveria supernotificação dos dados da Covid-19 no Brasil, porque os municípios informariam para cima os óbitos para supostamente angariar mais recursos do governo federal.

Além disso, o ministério da Saúde parou de divulgar os dados cumulativos das mortes da Covid-19. A alteração da distribuição de dados gerou críticas de especialistas da área da saúde. Wizard também insinuou que haveria supernotificação dos dados da Covid-19 no Brasil, enquanto especialistas afirmam o contrário.

A nota da COSEM/SC foi assinada pelo secretário de Saúde de Cunha Porã, Alexandre Lencina Fagundes, presidente do Conselho. Confira na íntegra:

"O COSEMS/SC, que representa 295 Secretarias Municipais de Saúde vem a público manifestar veemente repúdio às declarações do senhor Carlos Wizard, futuro Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, quando afirma que Secretários Estaduais de Saúde falseiam dados sobre óbitos decorrentes da COVID-19 em busca de mais “orçamento”.

As declarações impregnadas de desconhecimento de causa jogam no obscurantismo todo o trabalho desenvolvido pelas autoridades e profissionais da Saúde de todos os estados e municípios brasileiros que atuam com base na ética e na orientação das autoridades mundiais da Saúde (OMS) e melhores evidências técnico-científicas disponíveis para o combate da pandemia do coronavírus.

Seria inaceitável tal pronunciamento, se o senhor Carlos Wizard já respondesse investido do cargo de secretário, mas não é crível que alguém que nem está nomeado no cargo fale e aja para modificar o formato das estatísticas da COVID-19 no Brasil.

Reiteramos que todos os profissionais da Saúde agem dentro dos parâmetros éticos conforme as orientações das autoridades mundiais da Saúde (OMS) e jamais aceitariam manipular dados em troca de mais verbas em detrimento de vidas.

O COSEMS/SC entende que tais declarações provocam mais incertezas na adoção de medidas corretas para o combate da pandemia do coronavírus no Brasil. A tentativa de acobertar a realidade levará o país ao caminho mais tortuoso para recuperar a volta das atividades da economia e a vida em sociedade.

O COSEMS/SC manifesta total e irrestrito apoio aos profissionais médicos e a todos os profissionais da Saúde que têm se dedicado, de forma incansável, a salvar vidas."
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito