Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Secretaria de Saúde articula a liberação de cirurgias de alta complexidade

Há, pelo menos, 730 pessoas aguardando na fila de espera em Criciúma
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 30/05/2022 - 16:09 Atualizado em 30/05/2022 - 16:49
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com pacientes há mais de três anos na fila de espera para realizar cirurgias de alta complexidade, a Secretaria de Saúde de Criciúma trabalha para a liberação de 150 procedimentos no Hospital São José. Atualmente, no município, mais de 730 pessoas aguardam na fila e, na região, o número aumenta, com quase duas mil pessoas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Arleu da Silveira, durante esta semana é possível que mais de 150 cirurgias de alta complexidade sejam realizadas no Hospital São José. “Uma notícia boa, tendo em vista que tem 90% de cirurgias de quadril e joelho são de pessoas que estão de três a quatro anos na fila”, ressalta.

Conforme o representante da Pasta, a expectativa não é zerar as filas, porque novos casos devem surgir, mas dar uma nova perspectiva àqueles que esperam pelo procedimento. “Acredito que em um curto espaço de tempo, de seis ou sete meses, as pessoas que estão na fila de espera tem uma perspectiva para realizar a cirurgia”, comenta.

Como vai funcionar a ordem de cirurgia?

A ordem da fila se dá por um sistema de regulação, que é feito baseado na gravidade, no qual existem sinalizações para cada tipo: vermelho, amarelo e verde. “Tem médicos credenciados, que regulam a situação do fato e por essa linha de conduta é que será adequada a distribuição das cirurgias”, explica.

Nesse domingo, dia 29, em reunião com o prefeito Clésio Salvaro e o Ministério Público Federal (MPF), foi discutido também sobre casos dos pacientes que não podem fazer a cirurgia e acaba trancando a fila de espera. “A gente comunica o Estado sobre o paciente que por um motivo ou outro não quer mais fazer a cirurgia e ele automaticamente sai da lista e próximo será chamado no lugar”, explica Silveira.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito