O Sebrae vai lançar uma linha de crédito emergencial de até R$ 30 bilhões destinada a micro e pequenas empresas em todo o país. De acordo com o presidente do Sebrae, Décio Lima, o objetivo é garantir acesso a recursos financeiros para negócios que historicamente enfrentam dificuldades de crédito. “Hoje, 95% das empresas brasileiras estão no universo do Simples Nacional ou como MEIs, mas 88% delas não têm acesso a crédito. Essa linha surge para mudar esse cenário”, destacou.
A linha de crédito funcionará com o Sebrae atuando como avalista, reduzindo o risco para as instituições financeiras e permitindo que os juros sejam mais baixos. “Nós damos a garantia e, ao mesmo tempo, oferecemos todo o suporte necessário para que o empreendedor utilize o crédito de forma segura, ampliando seu negócio e garantindo a sustentabilidade do empreendimento”, explicou Lima.
O programa já está disponível e será operacionalizado por meio de bancos públicos, privados e cooperativas de crédito. As empresas interessadas devem procurar o Sebrae, que ajudará na análise da proposta e na condução do processo junto ao sistema financeiro, garantindo que o recurso seja utilizado de forma estratégica para crescimento e inovação dos pequenos negócios.
Ouça a entrevista completa: