Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

SC trabalha por correção de erro histórico sobre italianos

Município de São João Batista pede título de pioneirismo da imigração que foi conferido a uma cidade do Espírito Santo
Por Redação Criciúma, SC, 21/01/2020 - 17:34 Atualizado em 21/01/2020 - 17:38
Município de São João Batista / Divulgação
Município de São João Batista / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um erro histórico envolve a imigração de italianos para Santa Catarina. O alerta foi feito por representantes da Colônia Nova Itália, no município de São João Batista, na Grande Florianópolis. É em busca de uma correção que o Movimento Santa Catarina atua. Na próxima quinta-feira, 23, representantes do movimento ingressarão na Justiça com Ação CIvil Pública e Ação Popular objetivando o reconhecimento da cidade como a dona legítima do título de "Pioneira da Imigração Italiana no Brasil", alcunha hoje conferida à cidade de Santa Teresa, no Espírito Santo. As lideranças que reclamam da situação apontam que a correção cabe ao Congresso Nacional e à Presidência da República, que avalizaram lei de 2018 que conferiu o título ao município capixaba.

Subscrita pelo consultor jurídico do Movimento, o ex-Procurador-Geral de Justiça José Galvani Alberton e outros advogados, a Ação Civil Pública será movida pelo Município de São João Batista e pela Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (ADANPIB), aberta a participação de outras organizações na qualidade de amicus curiae.

Também formulada pelo advogado Alberton, a Ação Popular terá como signatários todos os cidadãos brasileiros que queiram proteger o patrimônio histórico cultural nacional, no caso a história da pioneira colônia de italianos no Brasil, em conformidade com o estabelecido pelo artigo 5º, inciso LXXIII, da Constituição Federal.

Além das principais autoridades e lideranças batistenses, como o prefeito Daniel Netto Cândido e o presidente da Câmara, vereador Éder Vargas, dos dirigentes da ADANPIB e dos habitantes da Colônia Nova Itália, já confirmaram participação nas atividades, nesta quinta-feira, o padre Alvino Milani, o professor doutor Augusto César Zeferino – presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), o ex-governador e senador Casildo Maldaner, o advogado José Galvani Alberton – ex-Procurador-Geral de Justiça, e o historiador Rodrigo Rosa, gerente de Patrimônio Imaterial da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Reunião na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), na manhã de 9 de dezembro passado, definiu também que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a equivocada lei será proposta pelo Ministério Público Estadual ao Procurador-Geral de República, Augusto Aras.

Já o senador Esperidião Amin ficou incumbido de apresentar, ao Senado, o Projeto de Lei (PL) que corrige o erro histórico, elaborado por comissão formada pelo IHGSC e integrada pelo doutor José Galvani Alberton, procurador de justiça Gilberto Callado de Oliveira, desembargador Carlos Alberto Civinski, professor Augusto César Zeferino - presidente do IHGSC e o historiador Paulo Vendelino Kons, coordenador do Movimento Santa Catarina.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito