Empresários de Criciúma e de toda a região participaram, na noite de terça-feira, dia 13, do evento de divulgação do SC Day – Colômbia, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) no auditório do SESI Criciúma. A iniciativa apresentou detalhes da missão empresarial que será realizada em julho, em Bogotá, e destacou as potencialidades do mercado colombiano para a indústria catarinense, com foco especial nos setores de máquinas e equipamentos agrícolas e equipamentos elétricos.
O evento reuniu representantes de diversos setores produtivos e foi conduzido por especialistas em comércio exterior e internacionalização. De acordo com o gerente de internacionalização da FIESC, Paulo Arthur M. Koerich, a missão à Colômbia integra um dos pilares estratégicos da atual gestão da entidade, que aposta fortemente na competitividade internacional das empresas.
“A internacionalização é uma das bandeiras da FIESC, ao lado da inclusão, da infraestrutura e da inovação. Nosso papel é mostrar ao empresário que ele precisa estar preparado para competir tanto dentro quanto fora do país. Isso passa por conhecer o mercado externo, participar de ações como esta e entender as oportunidades reais que existem lá fora”, destacou Koerich.
Ele explicou que, com base em estudos de inteligência comercial, a FIESC já mapeou produtos com alta demanda na Colômbia e que podem ser fornecidos por empresas catarinenses. “Identificamos o match ideal entre o que falta no mercado colombiano e o que Santa Catarina produz. Agora, queremos que os empresários embarquem nessa jornada de crescimento”, completou.
Missão realizada em julho
A missão empresarial a Bogotá está programada para ocorrer de 7 a 10 de julho e prevê encontros com autoridades locais, visitas técnicas, rodadas de negócios e participação em feiras estratégicas.
“Sozinho, o empresário enfrenta um mundo desconhecido, com desafios como encontrar canais de distribuição, entender as regras de importação e identificar parceiros. A proposta do programa de internacionalização da FIESC é justamente caminhar ao lado do empresário, proporcionando conhecimento, conexões e estratégias práticas para acessar novos mercados”, aponta a presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC (CAMEX), Maria Teresa Bustamante.
Ela detalhou ainda a estrutura do evento internacional, que contará com a presença de autoridades como o governador de Santa Catarina, o embaixador do Brasil na Colômbia e executivos de grandes empresas como a WEG, que inclusive deve anunciar a inauguração de uma nova planta no país durante a missão. Além disso, os participantes terão agendas personalizadas com compradores colombianos previamente identificados como potenciais parceiros de negócio, o que aumenta significativamente as chances de fechamento de contratos.
“Eventos como esse representam a chance real de expandir fronteiras, fazer negócios e mostrar a força da indústria catarinense para o mundo”, concluiu Maria Teresa.
A missão faz parte do Programa International Competitiveness (Intercomp), que busca promover a inserção internacional sustentável e estratégica das empresas de Santa Catarina. Os interessados em participar podem adquirir mais informações diretamente na página do evento (https://fiesc.com.br/scday) ou pelo telefone (48) 3231-4656.