Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Saúde, educação e qualidade de vida: os planos de Dalvania para Içara

Candidata do PP foi eleita a primeira prefeita do município, e já conta com projetos para os próximos quatro anos
Por Paulo Monteiro Içara - SC , 20/11/2020 - 11:35 Atualizado em 20/11/2020 - 11:47
Foto: Luana Mazzuchello / 4oito
Foto: Luana Mazzuchello / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A população de Içara elegeu nas eleições do último domingo, 15, a primeira mulher prefeita do município. Dalvania Cardoso (PP) chega ao cargo com 41,83% dos votos, após um trabalho de anos na esfera pública em prefeituras de outras cidades da região carbonífera. Em seu plano de governo, estão propostas voltadas para a área da educação, saúde e, sobretudo, para a melhoria da qualidade de vida dos içarenses.

A candidata do Partido Progressista tem como seu vice o empresário Jandir Soratto (PP). A ideia de trazer um empresário que nunca esteve envolvido diretamente na vida política surgiu, além de quase que na reta final da campanha eleitoral, para agregar no governo. “O Jandir traz o equilíbrio para a nossa chapa. Eu tenho bastante conhecimento da iniciativa pública e ele da privada. São dois olhares que trazem um diferencial para o governo”, disse a prefeita.

Os projetos 

Dalvania ressalta que Içara vem crescendo economicamente já há anos, mas que a qualidade de vida da população não vem acompanhando essa melhoria. Melhorar a vida das pessoas será um dos focos da candidata, que destaca projetos para a educação, por exemplo, como alguns dos principais pontos a serem trabalhados.

“O crescimento tem que ser acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população, não adianta trazer novas empresas para cidade e não ter dentro do município mão de obra qualificada. Içara não tem um curso técnico profissionalizante, nem gratuito e nem pago, então não capacita e qualifica a mão de obra. Precisamos focar na qualificação, e para isso precisamos de uma escola profissional. Vamos tentar parceria com Satc, IFSC, Bairro da Juventude, Abadeus e tudo que possa nos trazer cursos para cidade”, disse.

A educação infantil também deverá receber uma atenção especial por parte do governo de Dalvania. A candidata afirma que a demanda do segmento é muito maior do que a oferta no município, com a necessidade de ofertar mais creches e vagas em tempo integral para crianças de quatro a cinco anos, no período de pré-escola.

Em relação a saúde, a candidata do PP afirma que buscará a descentralização do segmento na cidade. Isso porque no município, atualmente, depois das 16h somente o São Donato está disponível para atender a população içarense. “É preciso descentralizar as duas pontas, com as unidades do Presidente Vargas e a Vila Nova, os dois maiores bairros da cidade, com atendimento até as 22h. Ampliar o atendimento, desafogar o São Donato e fazer com que casos mais simplessejam encaminhados para as unidades”, comentou.

Entre os planos para saúde destacados por Dalvania está também a implementação de um pediatra no hospital São Donato. “Hoje a mãe que precisa de um pediatra para o seu filho tem que ir até o Santa Catarina. É um compromisso nosso de que em 10 de janeiro tenhamos plantão pediátrico no São Donato”, afirmou.

Identidade para Içara e Indústrias 

Ainda não se sabe como estão classificadas as áreas no entorno da Via Rápida, no trecho de Içara, no Plano Diretor do município. Isso porque o plano ainda não saiu da Câmara de Vereadores. Apesar disso, Dalvania destaca que a ideia é fazer com que Içara se consolide como um polo industrial, utilizando do benefício da localização geográfica, com rodovia federal, estadual, via rápida, porto e aeroporto por perto, para atrair ainda mais investidores.

Em relação à SC-445, um dos principais acessos da cidade, a candidata vê a necessidade de transformá-la na porta de entrada da cidade - com uma identidade própria. ‘Hoje as pessoas passam pela SC-445 e nem sabem se estão em Içara, não há sequer uma placa dizendo ‘bem-vindo à Içara’. Teremos um portal em Içara, anunciando a cidade”, declarou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito