O Conselho Municipal de Saúde de Criciúma realizou uma plenária dedicada ao debate sobre saúde animal e às propostas que devem integrar o Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. O encontro aconteceu na segunda-feira (17) e reuniu conselheiros, representantes de entidades e membros da sociedade civil interessados na pauta.
Durante a reunião, foram apresentadas sugestões e demandas relacionadas ao bem-estar animal, controle de zoonoses, fiscalização e melhorias na relação entre o poder público e instituições que atuam no cuidado aos animais no município.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Zavadil, destacou a importância de incluir o tema de forma estruturada no planejamento da saúde pública local.
“Lidar com a saúde animal está dentro das prerrogativas do Conselho Municipal de Saúde. Em Criciúma existem muitos problemas com entidades que estão dentro do movimento animal, mas não fazem o trabalho que deveriam fazer. Por isso, precisamos prevenir, fiscalizar, assim como a gente cuida da saúde humana, trazendo essas propostas para elaborar o Plano Municipal de Saúde”, afirmou.
A plenária faz parte das etapas de construção colaborativa do Plano Municipal de Saúde, que está sendo desenvolvido com a participação da comunidade e de diversos setores envolvidos na promoção da saúde coletiva. O documento final definirá diretrizes, metas e ações para o período de 2025 a 2029.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!