Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Retrospectiva: Com a vacinação, a esperança do fim da pandemia

Em Criciúma, primeiras doses foram aplicadas no dia 18 de janeiro
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 28/12/2021 - 15:55 Atualizado em 28/12/2021 - 15:58
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O dia 19 de janeiro de 2021 ficou marcado na história de Criciúma. Foi naquela manhã que os primeiros criciumenses receberam a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).

O ato simbólico foi realizado por volta das 11h30, no Salão Ouro Negro no Paço Municipal, quando foram vacinadas cinco pessoas.

A primeira moradora do município a receber a dose da Sinovac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, foi a agente comunitária de saúde Adelaide Santiago, de 61 anos. Simone Freitas foi responsável pela vacinação.

Além de Adelaide, outras quatro pessoas também foram vacinadas no ato: a técnica em enfermagem do Hospital São José, Maria Helena Queiroz, de 55 anos; a higienizadora da rede municipal, Vanilda Duarte da Silva, de 57 anos; o fisioterapeuta Douglas José Nazário, de 64 anos; e a enfermeira do Pronto Atendimento da Unimed, Isoleia Romagna.

No estado

Um dia antes, o enfermeiro Julio César Vasconcelos de Azevedo tinha sido o primeiro catarinense a receber a dose da CoronaVac. O segundo a receber a vacina em Santa Catarina foi o idoso João de Deus Cardoso, morador de uma instituição de longa permanência de São José.

A terceira vacina foi para uma indígena. Eunice Antunes, coordenadora da comissão Guarani do Morro dos Cavalos, também recebeu a primeira dose durante o ato da tarde desta segunda-feira.

No país

Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira brasileira a ser vacinada contra a Covid-19.  

Ela recebeu a dose da CoronaVac no domingo, 17 de janeiro, logo após a aprovação do uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito