Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Resolvemos o problema na hora certa”

Governador Eduardo Pinho Moreira fez balanço dos dias de paralisação em entrevista coletiva
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 31/05/2018 - 12:09 Atualizado em 31/05/2018 - 12:13
(foto: Amanda Farias)
(foto: Amanda Farias)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após quase duas semanas de paralisação nacional dos caminhoneiros, a situação em Santa Catarina começa a se normalizar. Alguns postos já recebem combustíveis e o setor produtivo já reinicia suas atividades. Hoje pela manhã, o governador do Estado de Santa Catarina deu entrevista coletiva para fazer um balanço sobre os dias de mobilização.

“Desde o dia 22, através o Grupo de Acompanhamento Crises, fez reuniões permanentes, na condição de acompanhar e garantir as condições básicas da população do nosso estado. Os hospitais tiveram funcionamento em condições satisfatórias. Adiamos as cirurgias eletivas e nós agora as recolocaremos. Garantirmos os insumos básicos para todos os setores que precisaram de intervenção no estado. Em nenhum momento deixamos de acompanhar o que estava acontecendo em Santa Catarina”, disse.

Segundo Pinho Moreira, a expectativa do governo era de que o movimento tivesse fim ainda na segunda-feira (28), mas ele acabou ganhando força devido a adesão da população no domingo (27).

 “Na segunda-feira ficou claro que o movimento perdeu o caráter reivindicatório e passou-se a ser um movimento político e extremistas. Houve uma condição diferente do que desencadeou o movimento. E nós então agimos de forma organizada e estabeleci terça-feira o limite. Nós fazíamos reuniões com os líderes do movimento por meio de videoconferência. Havia uma análise e uma ação importante das nossas inteligências, Polícia Civil, Militar, Polícia Rodoviária Federal e Exército. Ontem tivemos 23 conduzidos pela polícia e nenhum deles foi caminhoneiro. Tínhamos pessoas que não faziam parte do movimento e que estavam lá para criar o caos”, revelou.

O governador disse ainda que as forças policiais do Estado rodaram 95 mil quilômetros nos dias de paralisação, o que dá duas vezes a volta à terra. Só do voos de helicópteros do Serviço Aeropolicial foram 27 horas.

“E hoje temos todas as rodovias federais sem bloqueio e todas as vias estaduais também, claro que há protestos em algumas. Estamos preparando o estado para normalização amanhã. Nesta sexta-feira às 14h vamos reunir todos os setores para normalização. Foi uma operação extremamente profissional e quero dizer aqui como governador dizer que todas as pessoas de forma delicada e responsável trabalharam neste momento no estado, porque sabíamos que estávamos lidando com uma situação divergente e tínhamos que ter equilíbrio. Temos uma avaliação clara e indicativos importantes destes dias. Identificamos acertos e erros. Somos um estado diferenciado na capacidade de ação e reação. Resolvemos o problema na hora certa”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito