Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Queda dos juros deve impulsionar setor imobiliário na região

Após um 2023 de incerteza, Secovi Sul/SC está otimista para 2024
Redação Criciúma, SC, 14/02/2024 - 09:08 Atualizado em 14/02/2024 - 09:16
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O setor imobiliário no Sul de Santa Catarina deve continuar crescendo em 2024, impulsionado pelos imóveis residenciais e comerciais. Essa é a expectativa do Sindicato da Habitação no Sul do estado (Secovi Sul/SC), instituição que representa a cadeia do setor imobiliário e condominial na região.

Segundo o presidente do Secovi Sul/SC, Helmeson Machado, 2023 foi um ano em que o mercado se mostrou um pouco retraído. “O ano passado foi de muita incerteza no mercado imobiliário e no cenário econômico como um todo. Diante da expectativa de uma nova gestão nacional, e ainda saindo do período pandêmico, com alta taxa de juros e inflação assombrando novamente, o mercado seguiu a tendência natural e se mostrou tímido e quase retraído”, afirmou Machado.

No entanto, conforme explicou, o ano terminou com alta nas vendas de imóveis residenciais de cerca de 4%. “As reduções na taxa Selic e o cenário de controle da inflação, no segundo semestre, apontaram um viés positivo para o próximo período”, analisou Machado.

Para o presidente do sindicato patronal, a tendência do mercado de imóveis residenciais é continuar evoluindo, considerando a queda de juros e aumento da oferta de crédito. “O segmento também deve ser impulsionado pela boa demanda nas locações, que foram o carro chefe do mercado imobiliário nos últimos seis meses”, destacou.

Na mesma linha, a expectativa, pontuou ele, também é boa para o setor lojista. “Vislumbramos uma reação no curto prazo dos imóveis comerciais, pois isso está vinculado à oferta de capital de giro destinado ao varejo. Juros atrativos aqueceriam a economia e o consumo, trazendo de volta os planos de expansão das grandes redes e, consequentemente, do setor lojista como um todo”, disse Machado.

Para o proprietário e CEO da Imobiliária do Futuro (IDF) Imóveis, Rafael Canuto, Criciúma e região têm se destacado cada vez mais pelos aspectos econômicos e geográficos. “As pessoas estão descobrindo o quanto é interessante morar na região de Criciúma, estamos próximo à Serra do Rio do Rastro e ainda mais perto do mar. Além disso, elas vêm de outros estados em busca de qualidade de vida e principalmente de emprego”, opinou Canuto.

Na visão dele, a atenção no mercado de imóveis residenciais estará voltada para casas inteligentes e negociações do tipo “chave na mão”. “A tendência é de espaços menores e inteligentes, como em grandes centros, e da situação de chave na mão. Compradores querem se envolver cada vez menos com profissionais para colocar iluminação, mobiliário, climatização, dentre outros fatores, e preferem cada vez mais ter uma solução 100% pronta”, enfatizou.

Se o cenário desenhado para 2024 é bom, o ano também deve reservar desafios. “O principal deles é manter a economia nos rumos certos e os investidores otimistas, na tentativa de atingir um equilíbrio esperado pelo mercado entre o ciclo de produção e comercialização”, observou o presidente do Secovi Sul/SC, Helmeson Machado.

Secovi Sul/SC

O Secovi Sul de Santa Catarina representa toda a cadeia do setor imobiliário e condominial dos 31 municípios que abrangem a sua base territorial. São incorporadoras, empresas loteadoras, empresas de compra e venda, administradoras de condomínios, administradoras de bens, imobiliárias, condomínios residenciais, comerciais e mistos e shoppings centers.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito