Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projetos do Executivo alteram pontos do Código Estadual Ambiental

As matérias tratam da mudança nos critérios para lançamento de efluentes
Por Redação Florianópolis - SC, 15/02/2020 - 15:59
Foto: Aldemar Ribeiro/Secom
Foto: Aldemar Ribeiro/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dois projetos de lei (PLs) que alteram o Código Estadual Ambiental (Lei 14.675/2009), ambos de autoria do Poder Executivo, estão em tramitação na Assembleia Legislativa. As matérias tratam da mudança nos critérios para lançamento de efluentes (PL 426/2019) e da elaboração do Plano Estadual de Controle de Poluição Veicular (PL 6/2020).

O PL 426/2019 altera dois artigos do código (177 e 178) que estabelecem parâmetros, condições e regras para o lançamento de efluentes (esgoto) em rios, lagos e no oceano. Conforme a justificação do projeto, tais artigos estão em desacordo com a legislação vigente, em virtude de nova regulamentação estabelecida por meio de duas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), de números 410/2009 e 430/2011.

As alterações previstas no PL, de acordo com a justificativa, foram alvo de estudos por parte de um grupo de trabalho especialmente constituído para a análise das resoluções e contou com a aprovação da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma, atual IMA), da Secretaria de Estado da Casa Civil e do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).

Se o PL 426/2019 for aprovado, os efluentes só poderão ser lançados direta ou indiretamente em rios, lagos ou no mar quando obedecidas as condições previstas nas normais federais e em resolução do Consema.

“O objetivo da alteração é dinamizar o combate às ações poluidoras e proteger os corpos receptores, pois se as exigências e parâmetros de controle forem reservadas à matéria de lei, a cada alteração dever-se-á proceder também alteração da lei”, escrevem na justificação do projeto o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, e o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio.

O PL 426/2019 já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no momento encontra-se na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. A matéria também será discutida na Comissão de Turismo e Meio Ambiente antes de seguir para votação em plenário.

Poluição veicular

Já o PL 6/2020 altera o artigo 183 e revoga a lei que criou o Programa de Inspeção de Emissões e Ruídos de Veículos em Uso no Estado de Santa Catarina (Lei 11.845/2001).

Na exposição de motivos, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e IMA explicam que o objetivo do projeto é dar prosseguimento à elaboração de um Plano de Controle de Poluição Veicular em Santa Catarina, sem a obrigatoriedade da realização de inspeção veicular. Além disso, a matéria, conforme a secretaria e o IMA, faz a adequação da legislação estadual às normas federais de gestão e controle da emissão de poluentes e do consumo de combustíveis de veículo.

Sobre a revogação da lei que criou o Programa de Inspeção de Emissões e Ruídos de Veículos em Uso, na exposição de motivos do PL 6/2020, consta que o Estado, ao elaborar o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa por Fontes Móveis de Poluição em Santa Catarina, constatou que a inspeção veicular, concluiu que a inspeção veicular não é a melhor alternativa para o controle da poluição do ar.

O PL 6/2020 determina, ainda, que o Plano de Controle de Poluição Veicular será elaborado e implantado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, em articulação com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SC). O projeto entrou em tramitação na semana passada na Alesc e está na CCJ, sob relatoria da deputada Paulinha (PDT).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito