Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Projeto de lei prevê isenção na taxa de água em SC

Pauta já passou por uma das comissões da Alesc e irá, se entrar em vigor, beneficiar pequenos agricultores
Por Redação Florianópolis, SC, 30/11/2020 - 14:22
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Projeto de Lei (PL) 341/2020, de autoria do deputado Jerry Comper (MDB), deve beneficiar os pequenos agricultores catarinenses. O PL, que prevê a isenção da taxa por outorga de água para pequenos agricultores que possuem propriedades com até quatro módulos rurais, foi aprovado na última semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. O projeto segue para tramitação nas Comissões de Finanças e Tributação e de Turismo e Meio Ambiente.

A taxa por outorga de água se refere a cobrança pelo uso dos recursos hídricos paga por agricultores anualmente. O projeto de lei de autoria do deputado Jerry pretende isentar as pequenas propriedades do pagamento dessa taxa. “A nossa região é formada por pequenos agricultores e eles são os que fomentam a economia, são os que cuidam, que produzem, eu posso falar pois sou filho de um agricultor. A minha região é muito agrícola tanto na plantação de cebola como de fumo, verduras e afins. Hoje o pequeno agricultor paga uma taxa para que tenha a licença para ter água e esse nosso projeto de lei vai dispensar isso, o agricultor não vai mais pagar essa outorga para poder furar seu poço ou para ter essa água”, explica Comper.

O parlamentar revela que tem recebido diversas mensagens parabenizando pela iniciativa e diz que a ideia surgiu justamente por ser natural de um pequeno município e filho de um agricultor. “Eu procuro ser atuante na agricultura pois é muito fácil eu estar aqui falando, mas é difícil para aquele que está lá de sol a sol, às vezes perdendo a plantação de fumo ou de cebola por causa da chuva, do granizo, da seca" destaca o parlamentar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito