Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Prefeito encaminha projeto para facilitar separação de lixo

Iniciativa distribuirá sacolas especiais para lixo reciclável teve adesão de quatro redes supermercadistas
Por Redação Içara, SC, 07/09/2019 - 18:44
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Fomentar a sustentabilidade por meio da coleta seletiva, diminuindo o rejeito que chega ao centro de triagem e facilitando a logística de coleta de resíduo. Com esses objetivos, foi assinado esta semana pelo prefeito Murialdo Gastaldon, o Projeto de Lei número 96/2019 que institui o programa “Sacola Verde” em Içara. Inicialmente, o projeto teve adesão de quatro redes de supermercados da cidade, que serão divulgadas assim que o projeto for aprovado pela Câmara. 

Conforme o presidente da Fundai, Luciano Serafin Cardoso, os comerciantes que optaram pela adesão do programa terão duas sacolas disponíveis. “É uma sacola diferenciada em que no momento do empacotamento das compras 20% sejam feito nessas sacolas e o restante em sacolas normais”, explicou.

Ainda de acordo com Serafin, será feito um trabalho de educação ambiental para divulgação das novas sacolas. “Nossa intenção é que o cidadão descarte o lixo reciclável nas sacolas do programa e os orgânicos em sacolas comuns, facilitando assim o trabalho dos catadores na hora da coleta seletiva”, concluiu.

“Esse projeto possibilita ao cidadão içarense solicitar ao supermercado sua sacola participando de forma mais intensa da coleta seletiva e auxiliando de maneira mais eficaz na forma de coletar os resíduos”, destacou a engenheira ambiental da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Taynan Toretti.

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, apontou que na coleta seletiva estão sendo inseridos resíduos orgânicos, o que dificulta a separação realizada pelos trabalhadores da reciclagem. “Na medida em que o cidadão tem em casa as duas sacolas ele selecionará melhor o seu lixo. Nós acreditamos que isso irá melhorar significativamente a coleta”, avaliou.

O projeto de lei com assinatura do prefeito será encaminhado a Câmara Municipal para a aprovação dos vereadores.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito