Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Por que o Arroio Rincão leva poluição para o balneário?

Ponto de medição do IMA aponta constantemente para condições impróprias para banho na praia do Rincão
Por Heitor Araujo Balneário Rincão - SC, 07/01/2020 - 15:30 Atualizado em 07/01/2020 - 15:46
Foto: Denis Luciano
Foto: Denis Luciano

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Já é conhecido para quem frequenta o Balneário Rincão o ponto a ser evitado para tomar banho no mar: onde desemboca o Arroio Rincão no Oceano Atlântico, tradicionalmente as condições de balneabilidade estão impróprias. A situação recorrente levanta a dúvida: por que o arroio exerce essa influência negativa sobre o mar?

De acordo com o engenheiro ambiental Paulo Amboni, não há lançamento irregular de esgoto no arroio. Ainda assim, o ponto permanece impróprio para banho, segundo os relatórios divulgados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. A suspeita do engenheiro é de que haja a absorção de dejetos das residências próximas.

"No Arroio Rincão, a coleta é feita no próprio arroio. A gente tem problema, realmente. Todo ano são feitas duas travessias, da ponta que sai da Lagoa do Jacaré, a gente vem por dentro do arroio e não tem lançamento irregular no arroio. Ainda está com ponto impróprio. Acredito que possa ser o seguinte: temos diversas casas próximas ao arroio, o sumidouro pode contaminar, porque nosso lençol freático é muito aflorante", explicou Amboni.

O engenheiro aponta que a medição do IMA é feita com base nos coliformes fecais. Nos demais pontos de balneabilidade do município, incluindos nas lagoas, geralmente o relatório indica condições próprias para banho. O Corpo de Bombeiros realiza em conjunto com o Instituto a análise de balneabilidade.

"Esse ano o Corpo de Bombeiros fez parceria com o IMA para a coleta. Dependendo das condições, em período de chuvas em maior quantidade, a gente orienta para que não se banhem ali próximo ao arroio. O local, além de ser impróprio, tem o risco de afogamento. Geralmente onde deságuam os arroios, forma uma espécie de canal, uma corrente que acaba indo para dentro do mar", esclareceu o Capitão Renan Fernandes.

A 100 metros do Arroio Rincão, condição para banho é própria

Amboni explicou também como o mar acaba absorvendo a água poluída emitida pelo arroio, o que faz com que os pontos de coleta no entorno permaneçam próprios para banho. "O problema realmente existe. Um dos pontos de análise do IMA é próximo ao arroio, 100 metros ao lado. Nesse ponto, deu apenas uma medição fora dos padrões de balneabilidade em 2019. O mar dá conta dessa situação, mas a população tem que evitar tomar banho na reta do arroio". concluiu. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito