Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Por conta da pandemia, não vai ter Regional da LARM em 2020

A mais tradicional competição do futebol amador, disputada desde os anos 40, não terá edição em 2020 por decisão dos clubes
Denis Luciano / Gregório Silveira Criciúma, SC, 03/09/2020 - 17:05 Atualizado em 03/09/2020 - 17:16
Metropolitano venceu o Caravaggio na última decisão / Divulgação
Metropolitano venceu o Caravaggio na última decisão / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois de sucessivas suspensões, a Liga Atlética da Região Mineira (LARM) decidiu por um fato histórico e quase inédito na tarde desta quinta-feira, 3: o tradicional Regional da LARM, um dos mais antigos campeonatos do futebol amador em Santa Catarina, não será disputado em 2020. Tudo por conta da pandemia de Covid-19.

"Em reunião os clubes, em sua maioria, acharam por bem não fazer mais a competição esse ano. Como quem manda na LARM são os clubes, resolvemos acatar a decisão", afirmou o presidente Avelino Ribeiro, após a reunião desta tarde, com exclusividade para o 4oito. "Esperamos que tudo esteja mais tranquilo em 2020. Agora, iremos entrar em contato com todos os filiados para definir os jogos e as datas para 2021", apontou.

Era uma unanimidade entre os clubes de que haveria dificuldades para realizar a competição, tanto do ponto de vista de garantias de saúde - por causa do coronavírus - quanto por questões econômicas, já que os clubes foram duramente abalados pela crise resultante da pandemia.

A competição contaria com dez clubes na edição 2020: Metropolitano, Caravaggio, Araranguá, Cocal do Sul, Turvo, Ouro Negro, Meleiro, Mãe Luzia, Rui Barbosa e SERSAN de Meleiro. Seria a edição de número 72 do Regional, cuja primeira foi realizada em 1948. Desde então, a competição havia sido cancelada apenas uma vez, em 1974. Agora, em 2020, é a segunda vez na história que haverá um hiato no Regional da LARM.

Importância da LARM

Através dos campeonatos organizados pela entidade, grandes equipes surgiram para o futebol estadual e nacional, como o Comerciário (hoje Criciúma Esporte Clube), Metropol, Atlético Operário, Próspera e União. Ainda hoje, muitas associações filiadas à LARM se destacam a nível regional, estadual e nacional. 

Histórico de vencedores

Caravaggio e Metropolitano foram campeões sul-brasileiros de futebol não-profissional, em 2014 e 2018, respectivamente, sendo estes os maiores títulos do futebol amador das equipes filiadas à LARM.

Somente na última década, em seis oportunidades os campeões estaduais de futebol não profissional também foram da entidade: Metropolitano com três títulos (2015, 2017 e 2018), Caravaggio com duas conquistas (2013 e 2019), e Mãe Luzia (2012).

Arbitragem

Além de organizar o Campeonato Regional da LARM em suas várias divisões e categorias, a LARM disponibiliza arbitragem para competições municipais. Os árbitros, árbitros assistentes e delegados participam também de competições organizadas pela Federação Catarinense de Futebol e pela Confederação Brasileira de Futebol.

O cancelamento do Regional envolve a primeira e segunda divisões e as competições de juniores e juvenis.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito