Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pesquisas são debatidas em encontro dos Comitês de Ética da região

Evento foi realizado no Auditório Ruy Hülse, da Unesc, na tarde desta quinta-feira
Por Redação Criciúma, SC, 02/06/2022 - 20:02

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Pesquisa, ao lado do Ensino e da Extensão, formam o tripé no qual a Unesc está firmada. Todos, amplamente debatidos diariamente na Universidade em busca da constante melhoria e da excelência. 

Na tarde desta quinta-feira (02/06) foi justamente a vez da Pesquisa ser debatida por meio da Integração entre os Comitês de Éticas em Pesquisa da Região de Criciúma (Intercep), ocorrida no Auditório Ruy Hülse. No evento, estiveram reunidos, de maneira híbrida, integrantes dos cinco Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) da região. 

O coordenador do CEP da Unesc, Marco Antonio da Silva, explica que o órgão tem a  função de  avaliar as pesquisas que envolvam os seres humanos e se elas protegem os participantes dos estudos, os aspectos éticos e a própria instituição. "Como a Unesc faz muitas pesquisas, além dos cursos de graduação, possuímos vários programas stricto sensu, mestrado e doutorado, temos uma grande demanda de trabalho. O Comitê de Ética tem a  função de receber estes trabalhos, avaliar os critérios éticos dentro das Normas do Conselho Nacional de Saúde e dar o parecer", comenta.

Durante o encontro, o membro relator da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Daniel Chaves, proferiu palestra com o tema "Relatoria de Relatórios Parciais e Finais". Durante a apresentação, ele destacou o fluxo de tramitação de projetos de pesquisa e análise de relatórios na Plataforma Brasil, os aspectos a serem avaliados, entre outros. "O Conep tem a missão de estabelecer diretrizes e normas que disciplinam pesquisas com seres humanos, tendo como papel primordial, atuar na proteção dos participantes de pesquisa e coordenar a rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) do país", fala.

Troca de experiências

Conforme a diretora de pesquisa e pós-graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, esta é uma grande oportunidade para os integrantes dos CEPs trocarem experiências. "A nossa reitora Luciane Ceretta sabe que a pesquisa, que é um dos tripés da Unesc, é muito importante. Hoje a Unesc está com oito programas de pós-graduação stricto sensu, oito cursos de mestrado e cinco de doutorado e mais de 80 grupos de pesquisas estabelecidos nas mais variadas áreas do conhecimento, sendo que o CEP faz um trabalho excepcional", enfatiza a diretora de pesquisa e pós-graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral.

Atuação de excelência 

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unesc existe há cerca de 15 anos. "Sabemos o quanto a demanda é grande, uma vez que é julgada a metodologia, os objetivos traçados, os objetos de pesquisa que tocam as pessoas de maneira direta. Sabemos do tempo investido, por que não é somente ler o projeto, é buscar a temática. O Comitê de Ética é que vai dar este aval para que os resultados sejam publicados. Agradeço esta oportunidade de, como pesquisadora, poder fazer parte", completa Patrícia. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito