Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pesquisadores apoiados pela Fapesc apresentam projetos para Secretaria da Saúde

Estudos, realizados em universidades e empresas, têm como foco uma resposta rápida no combate ao coronavírus.
Por Redação Florianópolis, SC, 03/07/2020 - 19:39
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pesquisadores, contemplados com editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), apresentaram seus projetos para a Secretaria de Estado da Saúde. Os estudos, realizados em universidades e empresas, têm como foco uma resposta rápida no combate ao coronavírus.

Para o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, essa interligação é fundamental para que propostas e projetos de pesquisas caminhem ao encontro das ações realizadas pelo Governo do Estado e lideradas pela Secretaria de Saúde.

O presidente adiantou que em breve a Fapesc irá lançar mais uma edição do Programa Pesquisa para o SUS, em parceria com o Governo Federal, que também busca soluções para a área da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destacou a importância do encontro. “Essa aproximação é fundamental para alinhar a pesquisa com aplicabilidade. Estamos atentos para conhecer os trabalhos e poder posicionar o Estado dentro dessas ações”, pontuou.

“Os protagonistas desse encontro são os pesquisadores, tanto das universidades quanto das empresas, e a filosofia principal é dar conhecimento à Secretaria da Saúde. O nosso papel é fazer a interlocução desse grupo”, reforçou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Amauri Bogo.

Os  projetos das universidades 

A professora Carla Ivane Ganz explicou o projeto do Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A equipe de Lages está adaptando um laboratório para realização de exames para identificação da doença, assim como a criação de um painel de monitoramento dos casos na região. A intenção é colaborar com o Laboratório Central, o Lacen, e fazer com que os resultados possam sair de forma mais ágil. Será possível testar, no mínimo, 90 amostras por dia.

Durante a apresentação já houve uma aproximação com outro projeto, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Edison Fedrizzi, busca parceria para que o CAV possa testar os voluntários da região serrana e Oeste e que irão participar de sua pesquisa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito