Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pela desburocratização da adoção

Deputado Daniel Freitas e a ministra Damares Alves realizaram live para debater o assunto. Parlamentar é autor de PL que visa agilizar o processo de adoção
Por Marciano Bortolin Brasília, DF, 26/05/2020 - 17:17
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O deputado federal Daniel Freitas (PSL) realizou uma live com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, farão nessa segunda-feira, 25, alusiva ao Dia Nacional da Adoção.

A iniciativa tratou da adoção no Brasil e das políticas públicas que visam facilitar às crianças e adolescentes, o acesso ao convívio familiar. O criciumense ainda destacou a criação da Frente Parlamentar Mista da Adoção e do Convívio Familiar, da qual ele é presidente. “A nossa intenção agora é percorrer as assembleias legislativas para criar esta frente nos estados também, sendo que pretendemos primeiro ir à Santa Catarina, fala Freitas que é proponente da criação da frente que recebeu assinatura de 222 deputados e 19 senadores para a sua criação. 

Além disso, durante a live que participou ao lado da ministra, o deputado falou do PL 146/2020, de sua autoria e que trata de assegurar a jovens egressos de casas de acolhimento o acesso à educação e ao ensino profissionalizante, que já está em tramitação no Congresso Nacional, em apreciação na Comissão de Seguridade Social e Família.

Os dados sobre a adoção no Brasil evidenciam uma realidade triste para a maioria das crianças que aguardam a adoção. Atualmente, há 9.524 menores estão habilitados no país, segundo dados do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), e outros 47 mil em situação indefinida e inseridas em programas de acolhimento institucional. Já candidatos a pais, são quase 46 mil. Mesmo com tanta gente querendo acolher uma criança, alguns casais esperam até uma década para adotar. “Mesmo que o número de pessoas querendo adotar seja bem maior que a de crianças a serem adotadas, a burocracia é grande e a fila lenta. Queremos que isso seja mais rápido”, comenta.

Este foi um tema também citado por Freitas e Damares como sendo de importância para as famílias que desejam adotar e, principalmente, para as crianças que estão em filas aguardando para finalmente ter um lar. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito