O deputado federal Daniel Freitas (PSL) realizou uma live com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, farão nessa segunda-feira, 25, alusiva ao Dia Nacional da Adoção.
A iniciativa tratou da adoção no Brasil e das políticas públicas que visam facilitar às crianças e adolescentes, o acesso ao convívio familiar. O criciumense ainda destacou a criação da Frente Parlamentar Mista da Adoção e do Convívio Familiar, da qual ele é presidente. “A nossa intenção agora é percorrer as assembleias legislativas para criar esta frente nos estados também, sendo que pretendemos primeiro ir à Santa Catarina, fala Freitas que é proponente da criação da frente que recebeu assinatura de 222 deputados e 19 senadores para a sua criação.
Além disso, durante a live que participou ao lado da ministra, o deputado falou do PL 146/2020, de sua autoria e que trata de assegurar a jovens egressos de casas de acolhimento o acesso à educação e ao ensino profissionalizante, que já está em tramitação no Congresso Nacional, em apreciação na Comissão de Seguridade Social e Família.
Os dados sobre a adoção no Brasil evidenciam uma realidade triste para a maioria das crianças que aguardam a adoção. Atualmente, há 9.524 menores estão habilitados no país, segundo dados do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), e outros 47 mil em situação indefinida e inseridas em programas de acolhimento institucional. Já candidatos a pais, são quase 46 mil. Mesmo com tanta gente querendo acolher uma criança, alguns casais esperam até uma década para adotar. “Mesmo que o número de pessoas querendo adotar seja bem maior que a de crianças a serem adotadas, a burocracia é grande e a fila lenta. Queremos que isso seja mais rápido”, comenta.
Este foi um tema também citado por Freitas e Damares como sendo de importância para as famílias que desejam adotar e, principalmente, para as crianças que estão em filas aguardando para finalmente ter um lar.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!