O programa 60 Minutos desta quarta-feira (8) trouxe ao ar dois trechos da palestra recente do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, que foi o grande destaque do Criciúma Talks 2025, que aconteceu nesta terça-feira (07), no AM Master Hall.
A palestra foi dividida em três momentos principais. No primeiro, Guedes fez uma viagem histórica sobre a evolução da economia mundial, desde as primeiras trocas comerciais até a globalização. O segundo trecho abordou o impacto da China no comércio internacional e a maneira como o país asiático se destacou com uma estratégia agressiva de reformas e abertura econômica. Por fim, o terceiro momento tratou da posição do Brasil nesse cenário global e como o país pode se beneficiar da atual instabilidade internacional.
“O Japão entrou na piscina da globalização. A Coreia entrou. Mas quando a China entrou, foi como um elefante numa piscina de crianças: esmagou 16 logo de cara. Quebrou a indústria do aço, derrubou a indústria automobilística”, afirmou Guedes. Ele destacou que a China cresceu aplicando uma lógica capitalista dentro do regime comunista, atraindo capital externo e abrindo zonas econômicas livres. Para o Brasil, Guedes recomendou prudência no cenário internacional conturbado: “Enquanto o mundo briga na festa, o Brasil sai da reabilitação. Fica quieto, fala nada. É a nossa chance.”
Ouça o trecho completo do programa:
https://open.spotify.com/episode/39idDq9pIOXxQ6yWfoPyQY?si=JJu1p0n3RP-gs5byXx85Sg