Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Paradas, autoescolas projetam retorno na próxima segunda-feira

Aulas teóricas chegaram a ser liberadas, mas acabaram suspensas por ineficiência
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 29/04/2020 - 14:42 Atualizado em 29/04/2020 - 14:44
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Assim como boa parte dos segmentos econômicos de Santa Catarina, as autoescolas também estão sendo prejudicadas pela paralisação de atividades no estado. As aulas práticas e teóricas ainda estão paradas, e os profissionais projetam um retorno gradativo para a próxima segunda-feira, 4. 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou o prazo para finalização da carteira de motorista, passando de 12 para 18 meses. As aulas práticas, que tinham retomado no estado, se tornaram ineficientes e tiveram de ser suspensas. “Automaticamente aqueles alunos que terminam as aulas práticas não tem como fazer o teste final de direção. Uma pessoa que aprendeu a dirigir e ficou 20 dias sem dirigir, porque acabou as aulas, vai ser prejudicado no teste porque parou de praticar”, comentou o advogado especialista em trânsito, Vinicius Ribeiro.

Uma portaria liberada nesta terça-feira, 28, pelo Departamento de Trânsito e Transporte determina o retorno das aulas teóricas, com somente cinco alunos na sala e espaçamento de dois metros entre cada um. Vinicius destaca que as autoescolas possuem salas de, no mínimo, 24 metros quadrados, o que tornaria possível a presença de mais pessoas no local ainda respeitando as medidas de segurança.

“Se analisar a situação, temos salas com no máximo 35 alunos, com carteiras espaçadas em 1,2 metros entre si. Se colocar o espaçamento de dois metros, dá para ter até mesmo 15 ou 16 alunos em uma só sala”, pontuou o advogado.

Em Criciúma, que conta com dez autoescolas que geram, no mínimo, seis ou sete empregos, podendo chegar até 16 profissionais, as suspensões de contrato já começaram - e devem se concretizar como demissões.”Temos percebido que vários instrutores estão na suspensão dos contratos, principalmente os teóricos, com intenção de demissão quando houver o retorno. A intenção é a volta gradativa na segunda-feira, mas não sabemos na prática como isso vai funcionar”, declarou.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito