Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

OAB vai implementar Observatório da Vacinação

Além disso, órgão cobra do Estado Portal da Transparência sobre a imunização contra a Covid-19
Por Redação Florianópolis, SC, 28/02/2021 - 09:15
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em reunião por videoconferência encerrada na noite desta sexta-feira (26/2) com o secretário estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza e o chefe do Ministério Público de Santa Catarina, Fernando Comin, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, anunciou que vai implementar um Observatório da Vacinação da Seccional e cobrou do Executivo estadual a criação de um Portal da Transparência para monitoramento e controle da distribuição e da aplicação dos imunizantes em Santa Catarina. 

Na reunião foi decidido a formação de um grupo de trabalho para atuar em parceria na construção de uma solução tecnológica conjunta para dar mais transparência à vacinação contra a Covid-19 no Estado. O principal objetivo é assegurar o cumprimento do calendário conforme os grupos populacionais prioritários e inibir os casos de “fura-fila”. “Transparência na vacinação é uma prioridade para a OAB catarinense. Precisamos mostrar que temos condições de identificar quem agiu errado na fila da vacina. É momento de ter responsabilidade, senso de dever público e de respeitar a ordem cronológica da vacinação”, defendeu Horn.

O grupo de trabalho será composto inicialmente pela OAB/SC, Ministério Público Estadual e Secretaria Estadual de Saúde, e serão convidados a participar a Federação Catarinense dos Municípios, Tribunal de Contas do Estado, Sebrae/SC, e Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (Acate), dentre outras instituições e órgãos.

Observatório da Vacinação

Na reunião a OAB/SC anunciou a criação do Observatório da Vacinação, que entrará em funcionamento nesta segunda-feira (1º/3) para receber denúncias sobre irregularidades na distribuição e aplicação de vacinas no Estado. A iniciativa terá funcionamento semelhante ao canal aberto pela instituição em maio de 2020 para receber denúncias de mau uso do dinheiro público durante a pandemia.

Da mesma forma, todas as informações sobre vacinas serão analisadas pelo Comitê Interinstitucional de Moralidade Pública na Pandemia Covid-19, da OAB/SC, que vai apurar as denúncias recebidas, filtrar e auxiliar na fiscalização, determinando o encaminhamento da demanda a um dos órgãos de fiscalização e controle responsáveis ou, se necessário, requisitando prévio esclarecimento das autoridades responsáveis. “É uma forma de identificarmos os gargalos que estão a provocar atraso na vacinação e contribuir para a transparência, garantindo controle social sobre a aplicação dos imunizantes na população”, explica Rafael Horn.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito