Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“O que vimos acontecendo ontem foi uma criancice jurídica”

Luiz Conti fala sobre situação de “vai e volta” da soltura de Lula
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 09/07/2018 - 09:28 Atualizado em 09/07/2018 - 09:35

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O desembargador plantonista Rogério Favreto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu na manhã conceder habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois, o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), relator da Lava Jato em segunda instância, suspendeu a decisão.

Favreto voltou a ordenar a soltura de Lula. E, por fim, o presidente Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, determinou que o ex-presidente Lula permanecesse preso. Para explicar toda a movimentação que mexeu com o cenário político neste domingo (8), o Programa Adelor Lessa recebeu o mestre em Direito e especialista em Direito Constitucional Luiz Eduardo Conti.

“O que vimos acontecendo ontem foi uma ciranda, uma criancice jurídica. Existe um juiz plantonista que está lá para cobrir o fim de semana dos titulares. Ele tem atribuição para julgar habeas corpus. No entanto, na decisão dele sobre Lula, não há dúvidas, que ele não era o juiz competente. Essa competência era do Superior Tribunal de Justiça”, esclareceu Conti.

Favreto justificou a decisão de conceder a liberdade a Lula ao fato do mesmo ser pré-candidato à Presidência da República.  “Independentemente de ter sido um fato novo, o impedimento do ex-presidente participar das eleições decorre do TRF4 e não do juiz Sergio Moro. Eu entendo que quem está impedindo a candidatura de Lula é o TRF4 e não o juiz Sérgio Moro. Há possibilidade desta decisão ser revista pela 8ª turma do TRF4. O problema foi o que aconteceu com Lula já solto. Foi uma decisão equivocada e partir daí uma série de irregularidades. O juiz Sério Moro, de férias, decide oficiar o desembargador relator e dizer que não vai cumprir a ordem, sendo que na verdade o Sergio Moro não tinha competência neste caso. Daí já temos anomalia de um juiz que não deveria ter participado naquele momento. Aí o desembargador relator resolve chamar para si a competência e acaba decidindo contra a decisão do plantonista. E aí estamos diante de um conflito de competências. Isso aconteceu durante a tarde inteira. Para mim não há dúvida que quem podia decidir era o plantonista, mesmo ele decidindo errado. Depois tivemos uma tirada da cartola do Juiz Flores que decidiu manter a decisão do Gebran. Se pra gente que vive o cotidiano do direito já é complicado de entender, imagina para o público em geral”, afirmou.

Conti esclarece que decisão judicial não se discute, mas cumpre-se. “Posso discutir por meio dos recursos cabíveis, mas não posso ficar batendo o pé dizendo que não quero cumprir porque não concordo com o conteúdo. Me parece que o que aconteceu ontem pela decisão do juiz Sergio Moro e do Gebran foi bater o pé porque não queriam cumprir a decisão. A decisão do Favreto estava equivocada juridicamente, mas não justifica a decisão dos dois magistrados posteriormente. Ou seja, erraram os três”, esclareceu.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito