A cidade de Tubarão está recebendo o circuito Track&Field Experience Tênis, no Clube de Campo. O evento está acontecendo neste sábado (19) e domingo (20), reunindo atletas de toda a região, mostrando talentos e unindo as pessoas dentro e fora de quadra. O campeão da etapa anterior, Guilherme Búrigo, também está participando desta edição e segue como um dos principais nomes da competição.
O tênis entrou na vida de Guilherme há 45 anos e nunca mais saiu. Hoje, aos 50 anos, o atleta e professor respira o esporte que começou a praticar ainda na infância. “Quando era pequeno, dava umas raquetadas em casa e pedi para os meus pais me colocarem na aula. Comecei no Criciúma Clube e nunca mais parei”, relembra com entusiasmo.
Com uma trajetória marcada por paixão, disciplina e superação, Guilherme carrega na bagagem experiências memoráveis, entre elas, a de ter enfrentado o lendário Gustavo Kuerten. “Nas finais dos Joguinhos Abertos de 1991, joguei contra o Guga. Acabei perdendo e ficando com a prata, mas foi uma honra dividir a quadra com ele.”
Hoje, ele segue colecionando conquistas. Na última etapa do campeonato, Guilherme foi campeão da categoria masculino +35, reforçando seu alto nível técnico e o compromisso diário com a modalidade.
Atualmente, ele divide o tempo entre as quadras e os bastidores do esporte. Além de ser competidor amador, é também professor de tênis e proprietário da sua própria escola, que leva o nome do ícone brasileiro da modalidade, Escola Guga Criciúma. A rotina é intensa e bem planejada, aulas de segunda a sexta na quadra, musculação duas vezes por semana e fisioterapia preventiva para manter o corpo em alto rendimento também duas vezes por semana.
Para Guilherme, o tênis é mais do que uma prática física, é uma filosofia de vida. “O esporte tem muito a ver com a vida, onde o tempo todo estamos fazendo escolhas, qual carreira seguir, com quem se relacionar, se vai ou não ter filhos. Dentro da quadra é a mesma coisa, precisamos decidir se vamos bater mais forte, mais fraco, subir ou recuar. As decisões estão em nossas mãos”, fala.
Além disso, o competidor explica que é preciso muita dedicação e força de vontatde. “É um esporte muito desafiador, pois apesar de segurarmos a raquete com as mãos, o jogo começa nas pernas e utiliza o corpo todo. É preciso agilidade, coordenação motora, leitura do adversário e decisões rápidas o tempo todo. É você com você mesmo.”
Segundo ele, a modalidade exige mais do que força, requer estratégia, técnica, foco e preparo emocional. “A técnica precisa estar a serviço da tática. E a tática se desenvolve com treino repetitivo, com muita disciplina. É um jogo individual que demanda atenção plena.”
Além da parte física e mental, Guilherme ressalta o valor ético do tênis, onde o respeito mútuo e a parte ética são essenciais dentro e fora de quadra. "Vivemos o esporte com o objetivo de ter uma vida com mais qualidade e bem estar. Respeitar o próximo, não querer ganhar sem ser honestamente e fazer sempre o nosso melhor, estão dentro das nossas crenças", afirma.
Vivendo o tênis em todas as suas dimensões, Guilherme Búrigo segue inspirando novos atletas e cultivando, dia após dia, o amor por esse esporte que moldou sua história.