Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Nova ressaca e estragos na região

Mar deve se acalmar a partir do meio dia de domingo
Por Marciano Bortolin Balneário Rincão, SC, 09/04/2020 - 17:39

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O ciclone extratropical chegou ao litoral da região e ocasionou nova ressaca em várias cidades durante a noite. Entre os locais afetados, estão Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota, ambos na Amesc.

Em Arroio do Silva, as ondas ultrapassaram os três metros, provocando alguns transtornos para as praias e moradores das áreas de Marinha. A maré atingiu seu ponto alto entre o meio-dia e as 15 horas, chegando com maior intensidade em alguns acessos de praias na região central e entre as praias da Meta até a Lagoinha. 

As ondas chegaram com força na esquina das ruas Mondardo com a Scaini e na Leonardelli, deixando ilhado o Shopping Brasil. Até mesmo áreas de preservação permanente com dunas foram atingidas pela ressaca. 

Para a diretora de Meio Ambiente do Município, Suelen Santos, como no Arroio do Silva existem muitos acessos às praias que acabam facilitando e se tornando corredores para a fuga do mar. “Já existe recomendação do MPF, para fechar alguns destes acessos e com isso evitar que quando esses fenômenos aconteçam, não ocorram alagamentos na cidade. Os acessos terão que ser recuperados com a proteção natural que são as dunas”, afirma.

Em Balneário Gaivota, a Secretaria Municipal de Obras fez uma contenção para evitar que as ondas invadissem as ruas em alguns pontos, porém, passarelas foram danificadas e demandarão cuidados extras.
 

Gestor do site Veja o Mar, Marcelo Rossi Longo, diz que as ondas estão com 2,7 metros e diminuirão de forma gradativa. “A partir do meio dia de domingo, as ondas sairão da casa dos 2 metros, chegando a 1,9 metro”, comenta.

A ressaca atingiu também o Balneário Rincão nos últimos dias, chegando a invadir até duas quadras em alguns pontos. O projeto Veja o Mar, que mantém um site de acompanhamento do oceano no Rincão, monitora o avanço das águas sobre a praia e o Balneário.
Acompanhe a movimentação ao vivo do mar no Rincão pelo site vejaomar.com.

Na Amurel, algumas cidades litorâneas também sofreram com a fúria do mar, como foi o caso de Laguna e de Jaguaruna, onde a água também invadiu ruas, causando estragos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito