Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Munidos de drone, pescadores comemoram boa safra no Rincão

Cardumes estão sendo identificados com ajuda tecnológica. São 30 toneladas de tainha já pescadas nas últimas semanas na região
Por Heitor Araujo Balneário Rincão - SC, 05/06/2020 - 10:49 Atualizado em 05/06/2020 - 10:51
Fotos: Ivan Duarte / Divulgação
Fotos: Ivan Duarte / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pesca da tainha no Rincão ganhou um aliado tecnológico. No fim de semana, com auxílio de imagens aéreas, tornando mais fácil a identificação dos cardumes, a pesca no balneário foi "uma festa", de acordo com o presidente da Colônia Z-33, João Picolo. O proprietário do drone, Ivan Duarte, disponibilizou fotos da pesca, divulgadas nesta reportagem.

"Eu gostaria de agradecer o Ivan Duarte, é ele que está fazendo esse trabalho . O drone tem localizado cardumes e facilita que o nosso pescador vá direto onde estão os cardumes. A olho nu, assim como estamos acostumados a ver as tainhas, com o equipamento ajuda saber onde estão os maiores cardumes", comemora Picolo.

Até o momento, de acordo com o presidente da Colônia de Pescadores, foram pescadas 30 toneladas de tainha na costa de Balneário Rincão e da praia da Esplanada, em Jaguaruna. Desse montante, cerca de 15 toneladas correspondem à produtividade dos pescadores rinconenses. A permissão para a pesca artesanal começou no dia 1º de maio, enquanto em 1º de junho foi liberada a pesca comercial. A safra vai até o dia 31 de julho e a expectativa deste ano é de uma safra melhor do que em 2019. 

"É um volume muito grande de peixe por enquanto. Os cardumes estão passando, para o norte de Santa Catarina a tainha já encostou em maior quantidade. Ontem era muita tainha na nossa orla. Os pescadores da rede pequena, que a gente não tem controle, cada rede de 50 metros pegava 20 ou 30 peixes", destacou Picolo.

"A pesca aqui do Rincão no fim de semana foi uma festa, muita gente acompanhando com pescadores de todas as regiões. A gente pede que todos utilizem máscara e cuidem com a aglomeração. A tainha para nós é importantíssima, mexe com a economia do Rincão, mas a vida do pescador também é importante", acrescentou.

Ouça a entrevista do presidente da Colônia de Pescadores ao programa Agora, na Rádio Som Maior, no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito