As fortes chuvas da tarde dessa terça-feira (18) provocaram alagamentos em Cocal do Sul e mobilizaram o Corpo de Bombeiros em municípios do Sul de Santa Catarina.
Moradores de Cocal do Sul registraram pontos de alagamento e levantaram a hipótese de que as obras na SC-108 possam ter contribuído para o acúmulo de água em áreas residenciais.
Conforme relato de uma ouvinte da Rádio Som Maior, alterações no sistema de escoamento teriam comprometido estruturas de drenagem, em terrenos próximos à obra. "Eles fizeram a faixa, e trancaram os esgotos e trancaram os rios que passam aqui atrás, e estamos inundados", relatou a moradora.
LEIA MAIS
- Sensação térmica atinge 44°C em Criciúma; veja como fica o tempo na quarta
- Praia Grande registra alto volume de chuva e SC segue em alerta para temporais
- [Vídeos] Temporal arranca telhado da superintendência de trânsito de Criciúma
Moradores questionam impacto de obra na SC-108
O coordenador regional da Secretaria de Infraestrutura, Miro Ghisi, informou que tomou conhecimento do ocorrido e entrou em contato com a empresa responsável e com a fiscalização. Ele afirmou que será necessário verificar se houve mudança no projeto ou interferência no sistema de drenagem. “Esse tipo de situação exige análise junto com a empresa e com o projeto para identificar a causa e buscar uma solução que minimize o problema”, disse.
Ghisi acrescentou que chuvas intensas em curto período podem gerar transtornos pontuais, mas reforçou a necessidade de apuração técnica para confirmar se o local já apresentava histórico semelhante antes das intervenções.
Bombeiros atendem ocorrências na região carbonífera
Além dos alagamentos em Cocal do Sul, as fortes chuvas registradas na região Sul de Santa Catarina provocaram atendimentos do Corpo de Bombeiros em três municípios da região carbonífera entre a tarde e a noite.(1).png)
Moradores ilhados em Cocal do Sul
Em Cocal do Sul, quatro ocorrências foram registradas envolvendo moradores que ficaram ilhados em suas residências devido ao acúmulo de água. Em dois casos, as equipes prestaram orientações, sem necessidade de retirada das famílias.
Queda de raio provoca incêndio em Nova Veneza
Em Nova Veneza, um galpão foi atingido por incêndio após a queda de um raio durante a chuva. Os bombeiros controlaram as chamas e evitaram que o fogo se espalhasse.
Árvore cai sobre casa em Urussanga
Já em Urussanga, uma árvore caiu sobre uma residência. A guarnição realizou o corte e a retirada, garantindo a segurança no local.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!