Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ministério da Saúde investiga caso suspeito de varíola dos macacos em SC

De acordo com o MS, não há confirmação da doença no Brasil até o momento
Redação, Portal ND+ Florianópolis, SC, 30/05/2022 - 13:48 Atualizado em 30/05/2022 - 14:03
Foto: CDC/ Brian W.J. Mahy
Foto: CDC/ Brian W.J. Mahy

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (30), que acompanha a investigação de dois casos suspeitos de varíola dos macacos no país. Um dos casos está em Santa Catarina e o outro, no Ceará.

De acordo com o ministério, não há casos confirmados da doença no Brasil até o momento. Detalhes sobre os pacientes e as cidades em que moram não foram divulgados.

Um terceiro caso suspeito é investigado no Rio Grande do Sul através do Cievs Nacional (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde).

Segundo o ministério, os pacientes estão isolados e em recuperação. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, resume, em nota.

“O Ministério da Saúde está em contato com Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, acrescentou o comunicado.

A Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) informou que a Saúde está ciente do caso suspeito. Uma nota com mais informações do registro será divulgada no início da tarde.

No dia 23 de maio, o Ministério da Saúde anunciou a criação de uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos – vírus Monkeypox – no Brasil.

Casos pelo mundo

O número de casos de varíola dos macacos chegou, até o dia 26 de maio, a 257 casos em 20 países fora da África, totalizando 23 países. A informação foi divulgada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), neste domingo (29). Até o momento nenhuma morte foi relatada.

Em comunicado, a Organização disse que “a situação está evoluindo rapidamente e a OMS espera que haja mais casos identificados à medida que a vigilância se expande em países não endêmicos, bem como em países conhecidos como endêmicos que não relataram casos recentemente.”

Os casos confirmados pela OMS, até o dia 26 de maio, são: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Emirados Árabes, Eslovênia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito