Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Menos aulas práticas para tirar a CNH

VInicius Ribeiro, comentarista de trânsito da Rádio Som Maior, encara com preocupação a mudança
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 16/09/2019 - 14:04 Atualizado em 16/09/2019 - 14:05
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Entra em vigor a partir desta segunda-feira, 16, a mudança na carga horária para tirar a carteira nacional de habilitação (CNH). Na categoria B, o número de horas para aulas práticas cai de 25 para 20. 

A mudança é vista como negativa pelo instrutor e comentarista de trânsito da Rádio Som Maior, Vinícius Ribeiro. "Me sinto prejudicado no aprendizado do aluno. Como que em 25 aulas você vai deixar uma pessoa preparada para estar no trânsito, da forma como ele está hoje? De dez alunos que iniciam a aula prática hoje, oito não sabem nada", pontua.

Além da diminuição de 25 horas para 20, diminuiu a carga horária para aulas obrigatórias durante a noite, de cinco para uma. 

Segundo Vinicius, o interesse para tirar a CNH vem diminuindo. "Há 20 anos, quem de nós não aprendeu a dirigir com o pai, com o tio? Hoje não se faz mais isso, porque a punição é alta para quem é pego dirigindo sem a carteira. Não tem mais aquela coisa de 'ah, roubou o carro do pai'. Os jovens também não estão interessados como eram antigamente. Tem alunos que me dizem: 'estou aqui porque meu pai me obrigou a tirar a carteira'", aponta.

As aulas teóricas continuam sendo 45 horas. "Minha maior preocupação é que o instrutor fica com uma batata quente na mão. Vai ter a obrigação de ensinar a pessoa a dirigir e enfrentar o trânsito em menos aulas", finaliza.

Tags: cnh

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito