Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais um fim de semana positivo para a pesca da tainha no Rincão

Pescadores comemoram temperaturas baixas e vento sul, que trazem a tainha para a orla do Sul catarinense
Por Heitor Araujo Balneário Rincão - SC, 18/05/2020 - 07:52 Atualizado em 18/05/2020 - 07:53
Foto: Bruno Neka Dal Ponte / Blog Ney Lopes
Foto: Bruno Neka Dal Ponte / Blog Ney Lopes

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O fim de semana foi positivo para os pescadores de tainha do Sul catarinense. Mais uma vez, banhistas registraram o momento da chegada das redes de pesca à orla da praia, com grande número de peixes capturados pelos trabalhadores. Com a temperatura mais baixa do que a média do mês em maio, consequentemente com a água mais gelada no litoral Sul, a expectativa é de uma boa pesca nesta temporada da tainha, que vai até julho.

O presidente da Colônia Z-33, de pescadores do Balneário Rincão, João Pícolo, falou ao Programa Adelor Lessa desta segunda-feira, 18, sobre o otimismo para a temporada de 2020. "Nesse ano o, frio e traz todas as condições para a pesca da tainha. Início de temporada, acompanhamos no fim de semana com os nossos pescadores, desde o Rio Grande do Sul até Florianópolis. Temos notícias de que os cardumes estão encostando em nossa praia", conta João.

O climatologista da Epagri, Márcio Sônego, detalhou as condições ideais que proporcionaram boa pesca no último fim de semana. "Pessoal da Epagri/Ciram conta que a tainha vem junto com o vento sul mais forte, que aconteceu na quinta e sexta-feira (da semana passada). E agora tem outro vento sul chegando na sexta, sábado e domingo. No próximo fim de semana tem de novo condição climatológica de que a tainha se aproxime da praia mais uma vez", explicou.

As boas condições climatológicas reforçam a expectativa dos pescadores para uma safra melhor em 2020. "No ano passado não foi muito boa a pesca da tainha e neste início de temporada, que vai até o fim de julho, esperamos que se aproveite o máximo. Tomara que se confirme essa previsão de melhores condições para a captura do pescado", projeta João Pícolo.

Uso de máscaras na orla

O fim de semana registrou, além da grande incidência de tainha, muitas pessoas e carros (o que é proibido) na orla da praia no Rincão. O presidente da Colônia Z-33 convidou os consumidores a comprar a tainha na beira da praia, mas com a devida precaução contra o coronavírus.

"O pescado sai para peixarias, frigoríficos da região e mercados que estão comprando. Orientamos que as pessoas também venham comprar peixes na nossa região, com uso de máscara e álcool gel, evitando aglomeração na praia. Nossos pescadores pescam com máscara, que todos sigam a orientação, porque precisamos do peixe e também preservar a vida dos nossos pescadores", pede João.

Uma antiga reivindicação dos pescadores da região está mais longe de ser concretizada: a instalação de uma câmara fria para o armazenamento do pescado. "Tivemos um problema sério com a extinção do Ministério da Pesca. Tínhamos o recurso garantido, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Pecro Uczai (PT), de R$ 250 mil, para a construção do segundo pavimento da colônia de pescadores, onde poderíamos colocar o restaurante escola com o armazenamento do pescado. Não existem mais políticas públicas desse governo, inclusive o auxílio emergencial foi cortado para os pescadores", conclui o pescador.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito