O Rio Grande do Sul apresentou, em seu último relatório, um aumento de 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro semestre de 2025. O índice é em comparação aos três meses anteriores.
O aumento, divulgado na última semana de 2025, indica que a população do RS está em uma melhor condição financeira. Mas como isso pode interferir na economia catarinense?
LEIA MAIS SOBRE TURISMO
- Viagem de trem mistura história, música e sabores no Sul de SC
- Praia e Serra: 5 lugares imperdíveis para conhecer no Sul de SC
Fortalecimento no turismo
Devido à recuperação econômica do Rio Grande do Sul, principalmente em relação às enchentes de 2024, há expectativa de um aumento no número de turistas gaúchos nas praias de Santa Catarina. No Litoral Sul, dois destinos são os "queridinhos" dos vizinhos: Laguna e Balneário Arroio do Silva.
"O turismo movimenta toda a cadeia produtiva: hotéis, pousadas, restaurantes, bares, comércio, serviços, transporte, eventos e ambulantes. Cada visitante que escolhe Laguna gera renda, emprego e oportunidades, não apenas no verão, mas ao longo do ano", destaca o prefeito de Laguna, Petterson "Preto" Crippa (PL), ao Portal 4oito.
"A gente vem de uma enchente aí do Rio Grande do Sul, mas a frequência deles foi muito boa. O tempo ajudou, o mar ajudou e o feriado no meio da semana [ano novo] também ajudou. Tudo isso contribuiu para um aumento significativo de pessoas na praia e também usando o comércio. Foi um final de ano muito positivo", reflete Evandro Scaini (PP), prefeito de Balneário Arroio do Silva.
Segundo uma pesquisa de mercado informada por Scaini, o município de Balneário Arroio do Silva teve um aumento de 50 a 60% no número de vendas, em relação ao mesmo período do ano anterior. "Isso é um número muito grande nos dias de hoje", celebra.
Impacto em toda a região
Além do impacto econômico nas cidades praianas, os resultados desse movimento poderão ser sentidos em toda a região. "Ele fortalece todo o litoral catarinense, criando um corredor turístico integrado, onde as cidades se complementam", conta Crippa. "O turista que vem do Rio Grande do Sul tende a circular pela região, ampliando o consumo e estimulando novos investimentos em infraestrutura, serviços e qualificação profissional", explica o prefeito de Laguna.
"Tá bem positivo, muita gente na praia, muita gente no comércio, muita gente no aluguel de apartamento, de casa, de hotel. E isso é positivo para todo mundo", acrescenta o prefeito de Arroio do Silva.
Nos próximos dias, a região pode voltar a receber turistas, em destaque aos trabalhadores que conseguiram as férias para o meio de janeiro. "Vamos aguardar como é que vai se movimentar esse público que ainda não pegou as férias do final do ano", expecta Scaini.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!