Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais da metade dos bares e restaurantes de SC estão endividados

Prejudicado pela pandemia, o setor ainda se recupera
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 14/06/2023 - 16:00
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Segundo a última pesquisa nacional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a situação do setor é preocupante em Santa Catarina. Quase um quarto das empresas gastronômicas tiveram prejuízo em abril deste ano. Os impactos deixados pela pandemia ainda não estão totalmente recuperados.

“Além de ser um dos primeiros a fechar, fomos uns dos últimos a abrir, impactando negativamente no setor. O segmento já está criando fôlego, mas, hoje, mais da metade das empresas estão endividadas. Essas empresas estão comprometendo 10% do faturamento”, afirma Juliana Mota, presidente da Abrasel no estado.

Os dados da última pesquisados, divulgados no início de maio, apontam que 22% das empresas do segmento registraram prejuízo, 39% tiveram lucro e 39% trabalharam em equilíbrio. Mais de 80% das empresas possuem empréstimo pelo Pronampe. Delas, 75% enfrentam dificuldades para honrar os créditos adquiridos durante os últimos anos e manter o equilíbrio financeiro.

“Não raro, ainda existem muitos casos de estabelecimentos fechando suas portas, o que é lamentável, diante de um estado consagrado pela sua gastronomia”, lamenta a presidente da entidade.

Após a nova lei promulgada em abril, que permite estender o prazo de pagamento junto aos bancos, 2% dos negócios solicitaram renegociação e conseguiram, 12% estão aguardando, 2% solicitaram e não conseguiram e 85% ainda não solicitaram. A inadimplência em relação ao programa é de 10% (acima da média do mercado, de 4,1%).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito