Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Lagoa da Urussanga Velha clama por desassoreamento

Moradores da região contam que não tem meio metro de água, impossível para a reprodução de peixes
Por Erik Behenck Balneário Rincão - SC, 21/01/2020 - 15:58
Foto: Luana Mazzuchello
Foto: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Lagoa que já deu sustento para muita gente, mas que hoje está tomada pela lama e por outros materiais que impedem o nascimento de peixes. Em 2015 foi apresentado um estudo que prometia desassorear a Lagoa da Urussanga Velha, em seus 206 hectares. A ideia era de que o serviço fosse feito na primeira legislatura do Balneário Rincão.

“Há um estudo, a Unesc está junto, é uma das únicas lagoas saloba, então há uma importância e depois o alargamento dessa barra que vai para o torneiro, e depois haverá um estudo para fazer molhes. É algo de muito importante, que está em estudos ainda, depende de muitos fatores”, comentou o policial licenciado Luiz Carlos Bitencourt.

De acordo com a professora de história, profunda conhecedora da Urussanga Velha, Elza de Mello Fernandes, no passado o local era fundamental para a região. “Existia o lugar para plantar e para pescar, o assoreamento veio com as minas de carvão, que veio pelo Rio Urussanga e acabou assoreando a barra”, comentou.

Uma das alternativas seria dragar os sedimentos do fundo e melhorar a circulação da água, até mesmo fazer a ligação com o mar surge como alternativa, já que a água da lagoa é salgada.

“Temos poucos peixes, também devido ao excesso de lama que temos na lagoa, com esse desassoreamento já vai ficar melhor, ela tem 6 metros de lama, de minas de carvão e poluição de fábricas, tudo é jogado na lagoa. Hoje ela não tem meio metro de água”, disse Maria Bernadete Vieira, a Nega.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito