A expertise de gestão do Instituto Maria Schmitt emplacou mais uma vitória em prol da segurança dos serviços em saúde para a população. O IMAS recebeu as certificações ISO 9001 e ISO 45001, reconhecimentos internacionais que atestam a excelência no sistema de gestão de qualidade da instituição na administração de mais de 54 unidades de saúde. Os selos reforçam o firme compromisso contínuo do Instituto com a melhoria dos serviços prestados à população e também com a valorização de seus colaboradores.
De acordo com a Gerente de Qualidade e Ouvidoria do IMAS, Marizete Figueiredo, há uma série de requisitos para a obtenção das certificações. Para o ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, o foco está na experiência e na satisfação do cliente, nas padronização e melhoria contínua de processos, no envolvimento da liderança em equipes, além da gestão por indicadores e avaliação de riscos, dentre outros. Já para o ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, os fatores avaliados são desde a identificação de controle de riscos ocupacionais e a promoção de ambientes de trabalho seguro com a cultura da prevenção de acidentes até a participação ativa dos colaboradores nas ações de segurança e o cumprimento das exigências legais de saúde e segurança do trabalho. “Para os pacientes as certificações representam serviços mais seguros, organizados, humanizados e com foco na excelência no cuidado. Já para os colaboradores, ambientes de trabalho mais estruturados, seguros, com processos claros e valorização do seu papel no sistema de saúde”, explicou.
A abordagem humanizada é o que diferencia o Instituto Maria Schmitt na gestão de saúde nas mais de suas 54 unidades distribuídas pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Com foco em soluções tecnológicas eficientes, o IMAS realiza diversas ações que evidenciam o aprimoramento constante em busca de um serviço qualificado em todas as suas dimensões. Dentre as ações efetivas da qualidade efetuadas nas unidades de saúde administradas pelos IMAS estão as auditorias internas e monitoramento de indicadores de desempenho, a gestão de riscos e eventos adversos com foco na segurança do paciente, as capacitações e treinamentos contínuos para as equipes, os programas de escuta como Ouvidora e Satisfação do pacientes, além de protocolos assistenciais e operacionais padronizados.
Segundo Marizete, as certificações ISO 9001 e ISO 45001 representam um marco na trajetória do IMAS como uma organização social que preza pela excelência, qualidade, segurança, transparência e compromisso com a sociedade. ““A certificação ISO não é apenas um selo — é um engajamento diário com a qualidade, a segurança, a transparência e a entrega de resultados consistentes e sustentáveis. É o reconhecimento de que estamos no caminho certo: entregando saúde com qualidade, cuidando das pessoas e valorizando quem cuida”, frisou a gerente.
Marizete destaca que essa conquista é coletiva e reforça a missão do IMAS de transformar vidas por meio de uma gestão ética, segura e com foco em resultados. “Essa conquista é fruto do trabalho integrado de nossas equipes, da liderança comprometida e da busca constante por excelência em tudo o que fazemos”, enfatizou a gerente.
Para o presidente do IMAS, Walmiro Charão, a qualidade de serviço e assistência humanizada prestada pelo Instituto Maria Schmitt é resultado de um trabalho contínuo e comprometido de todos os profissionais envolvidos. “O IMAS investe constantemente em capacitação e aprimoramento de suas equipes para que nossos pacientes tenham um atendimento acolhedor, eficaz e resolutivo - nossa marca registrada, garantindo assim uma assistência qualificada e segura transformando a vida de nossos pacientes através da saúde.”