Entre a tarde e a noite deste domingo (14) e ao longo da segunda-feira (15), Santa Catarina deve enfrentar um cenário de instabilidade atmosférica, com alto risco de temporais em diversas regiões do estado. A combinação entre calor intenso, elevada umidade do ar e o processo de formação de uma nova frente fria cria condições favoráveis para a ocorrência de fenômenos severos.
De acordo com a previsão, o risco é alto nas áreas destacadas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e beixo nas regiões em verde. Entre os principais transtornos associados aos temporais estão destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas pontuais.
Temporais isolados neste domingo (14)
No domingo, os temporais ocorrem de forma isolada, impulsionados principalmente pelo calor. As áreas mais afetadas devem ser a porção central do estado, entre o Meio-Oeste e os Planaltos. As pancadas de chuva podem vir acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda ocasional de granizo.
Calor intenso e temporais mais abrangentes nesta segunda-feira (15)
Na segunda-feira, o calor se intensifica ainda mais. As temperaturas devem ultrapassar os 30°C em todas as regiões, podendo atingir 33°C a 34°C no Litoral e no Vale do Itajaí. O aumento da umidade, aliado à intensificação de um centro de baixa pressão associado à frente fria, favorece a formação de temporais em todo o estado.
As instabilidades começam de forma isolada entre o final da manhã e o início da tarde, especialmente no Oeste e nos Planaltos. No entanto, ao longo da tarde e da noite, os temporais mais intensos avançam do Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul para as demais regiões catarinenses, com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo.
Recomendações da Defesa Civil
Diante do cenário de risco, a Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de segurança:
-
Durante os temporais, procure um local abrigado, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados pelo vento.
-
Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
-
Em situações de chuva intensa e alagamentos, não atravesse ruas alagadas, nem pontes ou pontilhões submersos.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!