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IFSC estimula os estudantes surdos para realização de experimentos de física e química

Kits com materiais são distribuídos aos alunos
Por Redação Palhoça, SC, 18/10/2020 - 09:01 Atualizado em 18/10/2020 - 09:08
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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Entre os estudantes, parece ser consenso que o conhecimento faz mais sentido quando eles conseguem aplicá-lo. Por isso, as práticas pedagógicas que aliam teoria e prática tendem a chamar mais a atenção. Foi pensando nisso, que as professoras de física e química do Câmpus Palhoça Bilíngue, Silvana Fernandes e Karina Zaia Machado Raizer, organizaram uma atividade interdisciplinar bilíngue para os alunos surdos do curso técnico integrado em Comunicação Visual, com o objetivo de abordar conceitos como massa, volume, estados físicos da matéria e densidade.

As professoras, que fizeram o planejamento das disciplinas juntas, prepararam as aulas de modo que os estudantes percebessem a inter-relação entre os conteúdos de cada uma, afinal elas não seriam ministradas ao mesmo tempo. E, para facilitar o aprendizado, elas montaram para cada aluno um kit, ou seja, uma sacola, confeccionada pela mãe da professora de física, contendo todos os materiais que eles iriam precisar para fazer experimentos em casa, já que todas as atividades no IFSC estão acontecendo de forma não presencial. “Nossa preocupação era como iríamos alcançar esses alunos que precisam muito do concreto para o entendimento”, relatou a professora de física, Silvana Fernandes.

No total foram três semanas de trabalho intenso com os alunos, tendo iniciado em 3 de agosto, com a retomada do primeiro semestre, após o recesso escolar de julho, e finalizado em 21 de agosto de 2020, sem falar nas horas de planejamento para que tudo estivesse articulado. Além dos kits de materiais, que os alunos foram retirar no câmpus, as professoras gravaram vídeoaulas, com tradução em Libras, as quais foram sendo compartilhadas com os alunos ao longo das semanas. Ao final de cada uma, eles tinham que resolver alguns exercícios utilizando-se dos itens dos kits.

“Não adiantava a gente pensar nos experimentos sem saber se eles teriam os materiais em casa para fazê-los. Por exemplo, será que todos teriam uma balança? Não tínhamos como saber, por isso colocamos no kit um cabide de roupas e dois potes de plástico, assim eles conseguiriam fazer uma balança. Quando voltarmos ao presencial, eles irão nos devolver os materiais que poderão ser usados com outras turmas”, explicou a professora de química, Karina Zaia Machado Raizer, que planeja realizar a atividade com outras turmas.

A finalização do trabalho foi um encontro síncrono, por meio do google meet, com a participação dos estudantes, das professoras e de intérpretes da língua de sinais. Na ocasião, foi realizada a avaliação final das disciplinas. Como toda atividade realizada pela primeira vez, alguns aspectos podem ser melhorados, como o tempo destinado a essa última atividade que, na opinião das professoras, foi pouco para a complexidade dos conteúdos.

Feedback dos estudantes

A atividade parece ter caído no gosto dos sete alunos participantes, que foram unânimes em mencionar que receber a sacola com os materiais para fazer as atividades facilitou o aprendizado dos conteúdos, embora muitos tenham admitido não ter sido fácil a realização dos experimentos. Essa constatação foi proveniente de um questionário respondido pelos estudantes após a conclusão das disciplinas.

Outro indicativo foi a adesão deles aos exercícios propostos, que segundo o relato das professoras, assim que novos desafios eram liberados, eles ficavam interagindo e tirando dúvidas com elas, num grupo de whatsapp criado para esse fim, por meio de mensagens ou de chamadas de vídeos, até concluírem as atividades. “Eles começavam as atividades, tiravam as dúvidas, faziam o registro nos enviando fotos e já conseguíamos dar o feedback na hora pra eles”, comentou Silvana.

Confira o conteúdo de cada kit

• 1 sacola de pano
• 1 envelope com os exercícios propostos
• 20 tampinhas de garrafas pet
• 15 bolinhas de vidro
• 1 saco de bolinhas de isopor
• 1 cortiça
• 1 cubo de acrílico
• 1 peso de chumbo 30 g
• 1 peso de chumbo 50 g
• 1 peso de chumbo 100 g
• 1 cabide de roupa
• 2 potes plástico com cordas
• 1 parafuso
• 2 béqueres de plástico 50 ml
• 1 proveta de plástico 100 ml

As videoaulas podem ser acessadas nos links abaixo:

Vídeo 1: Massa e algumas de suas unidades
Vídeo 2: Volume e algumas unidades
Vídeo 3: Balança de pratos
Vídeo 4: Densidade 1 
Vídeo 5: Densidade 2
Vídeo 6: Atividade avaliativa

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