Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Grupo Forquilhinha promove mês voltado ao meio ambiente

Empresa de ônibus atua há 63 anos no mercado e investe em ações voltadas à sustentabilidade
Por Redação Criciúma, SC, 03/06/2022 - 16:24
Foto: Maria Henrique Leandro/ Divulgação
Foto: Maria Henrique Leandro/ Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O compromisso com o meio ambiente é um dos valores do Grupo Forquilhinha, empresa de ônibus que está há 63 anos no mercado. Para melhor conscientizar os profissionais a respeito de atitudes conscientes e responsáveis, o mês de junho será totalmente voltado à causa ambiental. A plantação de mudas e a construção de uma horta para chás na empresa são algumas das atividades previstas.

Também será realizada palestra sobre o meio ambiente, visita na Estação de Água Residual (Etar) da empresa e passeio na trilha dos tropeiros. As ações iniciam nesta quarta-feira (1) e seguem até o dia 30. “Temos um compromisso com a gestão ambiental, sendo um destes compromissos básicos a proteção ao meio ambiente, atendimento aos requisitos legais e fortalecimento do seu desempenho ambiental”, afirmou o engenheiro de Segurança do Trabalho do Grupo Forquilhinha, Josué Medeiros.

Medeiros reforçou que a empresa mantém uma estrutura desenvolvida para auxiliar a organização, planejar ações, prevenir e controlar impactos significativos sobre o meio ambiente, gerenciar riscos e melhorar continuamente o desempenho ambiental. “A mudança-chave é o compromisso com a prevenção da poluição e outras questões relevantes relacionadas ao contexto da organização”, reforçou.

O Grupo Forquilhinha é composto pelas empresas Expresso Coletivo Forquilhinha, Rio Maina, Transgeraldo e São Marcos. Todas são engajadas na segurança ambiental e terão programações relacionadas ao mês do meio ambiente.

Despoluir: Programa Ambiental do Transporte

O Grupo Forquilhinha faz parte do Programa Ambiental do Transporte: o Despoluir. Se trata de uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e  do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), que visa estimular e defender um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável.

Todos os anos é medido o nível de opacidade em toda a frota de ônibus da empresa. Por meio disso, é possível averiguar a emissão de poluentes no meio ambiente para que possa ser controlada.

Reaproveitamento da água na empresa

Há mais de 40 anos, o Grupo Forquilhinha realiza captação de águas das chuvas, utilizando-a na lavação dos ônibus. Além disso, a empresa possui uma Estação de Tratamento de Água Residual (ETAR) para tratar, reciclar e reaproveitar o recurso hídrico ao máximo. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito