O Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antonio Orsi, sede da Fundação Municipal de Esportes (FME), de Criciúma conta com um sistema de videomonitoramento com oito câmeras internas e externas. O equipamento busca garantir a segurança do patrimônio do local e das mais de 300 pessoas, entre atletas e familiares, técnicos e servidores da fundação.
A segurança das pessoas é a prioridade do sistema. Desde às 8h, quando o ginásio tem as portas abertas, até muitas vezes próximo da meia-noite, o espaço recebe os atletas de várias modalidades que realizam treinamentos diários, crianças do programa social + Esporte + Futuro e os pais que os acompanham e outras pessoas que atuam diretamente no dia a dia do ginásio.
Uma das câmeras na parte externa do ginásio monitora todo o espaço lateral coberto, junto ao estacionamento do Centro de Eventos José Ijair Conti, onde ficam os carros elétricos da frota do município e os carregadores das baterias.
“A prioridade sempre será a segurança dos atletas e das outras pessoas que vivem o dia a dia do ginásio. O patrimônio também é importante, mas numa situação de vandalismo ou furto sempre é possível recuperar os prejuízos. As pessoas precisam estar sempre 100% protegidas e é isso que buscamos reforçar com o auxílio dessas câmeras”, destaca o diretor administrativo da FME Eduardo Fabris
A tela do sistema de monitoramento é acompanhada durante todo o tempo em que o ginásio está aberto por servidores da fundação que atuam na função de vigias patrimoniais. Além destes, desde o mês de março a FME com com mais um servidor da segurança cedido pelo setor patrimonial da Prefeitura para a vigilância dos carros elétricos.