Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Fechamento do comércio deve ser prorrogado por mais sete ou dez dias em Santa Catarina

Presidente da Amrec, Jaimir Comin, deu mais detalhes da vídeo conferência de prefeitos com o governador Carlos Moisés
Por Heitor Araujo 29/03/2020 - 12:06 Atualizado em 29/03/2020 - 12:07
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Deve ser decretado na tarde deste domingo, 29, a ampliação do período de quarentena em Santa Catarina. Assim, será revogada a proposta de flexibilização a partir de segunda-feira, com abertura do comércio que seria na quarta-feira. A tendência - segundo o prefeito de Treviso e presidente da Amrec, Jaimir Comin (PP), que esteve em vídeo conferência com o governador do estado Carlos Moisés (PSL) e outros prefeitos - é de que a quarentena permaneça por mais sete ou dez dias em relação ao prazo inicial de encerramento.

Assim, deverá permanecer com o comércio fechado até o dia 8 ou 10 de abril, pelo menos. O novo prazo será definido em reunião do governador com os chefes de governo.

"A reunião foi muito proveitosa. O governador agradeceu a presença dos prefeitos e disse que está muito preocupado com a situação do estado e do país. Baseado com o que o Mandetta falou, ele disse que na tarde vai reunir a equipe e será de sete a dez dias a prorrogação do novo decreto", disse Comin.

Em coletiva realizada na tarde de sábado, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta contrariou a argumentação do presidente da república, Jair Bolsonaro, e reforçou a importância do isolamento social para o combate ao coronavírus. 

Mandetta afirmou que não é hora de liberar para sair as ruas deliberadamente e ainda criticou quem esta comparando o coronavírus com o vírus H1N1. "Hoje está cheio de professor de epidemiologia, de fazedores de cálculos. Essa epidemia é completamente diferente da H1N1, havia uma diferença enorme, havia um medicamento que todo mundo tinha na mão, havia uma perspectiva de vacina pois ela era da mesma classe da Influenza", criticou o ministro da Saúde.

Ele ainda afirmou que o vírus em si não é o problema, mas sim a superlotação dos hospitais. "Não há receita de bolo. Quem raciocinar pensando essa [H1N1] aqui foi assim, vai errar feito. Essa [coronavírus] não é assim, não causa uma letalidade. A conta é que o vírus ataca o sistema de saúde, a sociedade como um todo, a logística, educação, economia, ele ataca uma serie de estruturas no mundo", alertou.

Em Santa Catarina, o decreto prorrogando o isolamento deve ser divulgado ainda neste domingo. "No dia de hoje é a promessa, o novo decreto deve ser lançado à tarde. Provavelmente vai permanecer tudo como está, de permanecer na quarentena e aguardar novos fatos. A cada dia surgem novos fatos, 20% de crescimento por dia de mortes no país", completou o presidente da Amrec, Jaimir Comin.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito