Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Fé sem fronteiras: De Içara à África a missão que cruza oceanos

Estabelecidas próximo à Basílica, freiras dedicam-se a idosos, crianças e famílias em vulnerabilidade

Por Sophia Rabelo 09/09/2025 - 11:09 Atualizado há 3 horas
Foto: Reprodução Redes Sociais
Foto: Reprodução Redes Sociais

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nascida em Curitiba e criada em Treze Tílias, referência turística em Santa Catarina, a Madre Rosa da Cruz, 47 anos, tinha desde a juventude um futuro encaminhado ao turismo. Filha de donos de hotel na cidade catarinense, formou-se em Turismo e Administração Hoteleira, mas aos 17 anos, uma experiência espiritual transformou seus planos e abriu caminho para uma vida dedicada à fé. “Minha caminhada foi de conversão, uma experiência pessoal com Deus que mudou minha vida”, resume a religiosa, que precisou, no início, viver seu discernimento vocacional até mesmo sem que os pais soubessem.

Hoje, como madre das Irmãs Servas Adoradoras da Misericórdia, congregação instalada em Içara, ela lidera uma missão que atravessa fronteiras. Inspiradas nas revelações de Jesus à Santa Faustina Kowalska, as irmãs atuam com a missão de evangelizar ainda que diante dos cenários mais desafiadores da vulnerabilidade humana. 

Com presença consolidada em diferentes estados brasileiros, a congregação também mantém uma missão em São Tomé e Príncipe, na África, onde desenvolve trabalhos sociais e espirituais próximos à comunidade. Ali, simplicidade, serviço e entrega se transformam em ações concretas, como preparo de refeições, limpeza de espaços, visitas a famílias, cuidado com crianças e idosos, além da catequisação.

A Irmã Pietra, uma das missionárias que está em São Tomé, na África, atua diariamente nesse trabalho junto à população. A experiência, segundo Madre Rosa da Cruz, se traduz na vivência da misericórdia em sua forma mais prática. “Tem momentos de catequese para eles, e, na medida do possível, as irmãs conseguem também um trabalho de assistência. Às vezes ajudam com algum alimento, com material escolar, naquilo que é possível. Porque também recursos financeiros nós não temos muito, e a própria ilha carece de recursos. Então, diante daquilo que conseguem, elas doam”, destaca a madre.

Missões pelo Brasil e no exterior

São Tomé e Príncipe (África) – Casa Santa Bakhita
Na missão internacional, as irmãs vivem lado a lado com a comunidade local, com ações que vão de preparo de comida, limpeza dos espaços comunitários, visita pessoas doentes ou idosas, cuidados com as crianças e momentos de oração e evangelização. 

Paraná – Lar Santa Faustina (Cidade de Mandaguaçu)
Acolhe cerca de 70 idosos em situação de risco, oferecendo cuidado integral, atenção espiritual e qualidade de vida. O lar é referência na região por proporcionar acolhimento com dignidade.

Maringá (PR) – Núcleo Social Papa João XXIII
Atende cerca de 70 famílias em situação de vulnerabilidade social com cestas básicas, acompanhamento espiritual, escuta e apoio constante. Também são realizados momentos de espiritualidade e formação humana.

Pará – Casa Imaculada Conceição (Abel Figueiredo)
Atua com retiros espirituais, visitas domiciliares, convivência com jovens e famílias, além de evangelização por meio da espiritualidade da Divina Misericórdia. A casa é um ponto de apoio para a comunidade católica da região.

Em Içara, cafeteria e loja mantida pelas religiosas

Além do trabalho missionário, as Irmãs Servas Adoradoras da Misericórdia também desenvolvem atividades que sustentam suas obras e aproximam a comunidade da espiritualidade que vivem. Em Içara, onde fica a casa-mãe da congregação, as irmãs mantêm a Cafeteria e Loja das irmãs, onde comercializam tortas, pães, produtos caseiros e religiosos. " É ali o nosso sustento, onde trabalhamos pra nós e para comunidade", explica a Madre. O espaço também é ponto de encontro para jovens que sentem o chamado à vida religiosa e buscam orientação vocacional.

Toda a missão é sustentada por uma vida de oração, serviço e entrega total a Deus. As religiosas seguem o exemplo de Santa Faustina, deixando tudo para seguir o Cristo Misericordioso nos mais pobres, nos doentes, nos abandonados e nos esquecidos. O Instituto se define na prática de acolher, escutar, servir e amar incondicionalmente, tornando visível a misericórdia divina através de gestos concretos, no Brasil e no mundo.

  

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito