Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Branded Content

Falta de rotina das férias pode desregular o ciclo circadiano

Hábitos saudáveis devem ser mantidos ao máximo para que o impacto no relógio biológico de cada um não seja tão intenso
Por ESPAÇO NATURAE 05/12/2022 - 05:28 Atualizado em 05/12/2022 - 14:30 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a aproximação do verão, final de ano e posterior início de 2023, muita gente acaba entrando em um período de férias. Sem seguir suas rotinas habituais, é comum que essas pessoas sintam diferença em seus organismos, muito provavelmente ocasionada pela desregulação do ciclo circadiano.

Pós-graduada em endocrinologia, a médica do Espaço Naturae, Angela Vitto Bongiolo (CRM: 24675) explica que o corpo possui uma série de mecanismos responsáveis pelo seu funcionamento adequado. "Um desses mecanismos é o que chamamos de ciclo circadiano, que seria como o nosso relógio biológico. Então quando saímos da nossa rotina habitual, esse ciclo fica desregulado, o que influencia na sensação de fome e saciedade, no sono, no metabolismo corporal", elenca.

No período de férias, segundo a médica do Espaço Naturae, uma das principais mudanças registradas é em relação à alimentação, por conta do aumento do consumo de alimentos mais calóricos e das refeições feitas em horários fora da rotina habitual, por exemplo, o que pode trazer diversos prejuízos para a saúde, como a piora do perfil metabólico, ganho de peso e aumento dos níveis de glicemia. 

Ao mesmo tempo, muita gente também acaba praticando menos atividades físicas enquanto está de férias, o que também prejudica a saúde. "A atividade física traz muitos benefícios, pois aumenta nosso metabolismo e reduz o nível de açúcar no sangue. Um dos maiores reflexos dessa redução da prática de exercícios é o ganho de peso e, por consequência, a diminuição da massa muscular", alerta Angela.

Entenda o ciclo circadiano

Conforme a médica do Espaço Naturae, o ciclo circadiano é baseado em um conjunto de processos biológicos que influenciam no metabolismo do corpo, como o ciclo sono-vigília, e são responsáveis pela regulação do apetite, do sono e do metabolismo energético. 

"O ciclo sono-vigília tem duração de aproximadamente 24 horas e regula os hormônios responsáveis por manter o equilíbrio corporal, como a melatonina, que tem uma produção rítmica sincronizada conforme a iluminação do dia e noite. Ou seja, no período noturno há um aumento da produção de melatonina e, com isso, várias mudanças acontecem no nosso corpo, fazendo uma preparação para dormir. Já no período da manhã, temos um aumento da produção de cortisol, para o corpo ir preparando-se para acordar", completa. 

De forma geral, o ciclo circadiano pode ser alterado por algumas situações, como a mudança nas horas de sono, privação do sono, alterações nos horários das refeições, viagens com fuso-horários diferentes e aumento do uso de telas de televisão e celular. E essas alterações, por sua vez, provocam impacto na saúde, pois mexem no metabolismo energético, além de causarem alterações da glicose e pressão arterial. 

O que fazer?

Para manter o ciclo circadiano regulado, de acordo com Angela, o ideal é continuar com hábitos saudáveis e, ao menos, uma rotina de horários para dormir e se alimentar, dieta equilibrada e uma boa noite de sono, bem como diminuir a exposição a luzes do celular e televisão, principalmente no período da noite.

"As férias são um período para curtir a família e os amigos, e sabemos que não tem como seguir 100% da rotina. Mas o que eu oriento é que a pessoa tente, na maior parte dos dias, manter uma boa noite de sono em horários regulares, evitando o uso de telas antes de dormir e a ingestão de bebidas com cafeína no fim do dia; continuar com uma alimentação saudável e aproveitar para fazer atividades físicas ao ar livre", finaliza.

O Espaço Naturae

O Espaço Naturae fica localizado na Rua Augusto dos Anjos, 149; Bairro Pio Corrêa, em Criciúma (SC). Interessados em saber mais também podem entrar em contato pelo site www.sejanaturae.com; pelas redes sociais, no @espaconaturae_; pelo e-mail [email protected]; ou pelos telefones (48) 3433-9829 e (48) 99171-6600.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito