A 9ª edição da ExpoMais foi aberta na tarde desta terça-feira (23), às 14h, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O evento, referência em gestão, inovação, comunicação e conhecimento, reúne autoridades, lideranças empresariais e acadêmicas em uma programação que coloca a gestão de pessoas no centro das discussões deste ano. A palestra de abertura ficou com José Salibi Neto, autor e referência em educação executiva, que destacou os desafios da liderança no cenário atual. Du
Durante a abertura, Salibi Neto ressaltou a importância da atualização constante frente às transformações do mercado. “A globalização trouxe competitividade e, hoje, o objetivo é ser melhor que o seu concorrente. Ser bom no que faz não garante sucesso a longo prazo, pois empresas incríveis não estão mais aqui, como a Kodak”, afirmou.
O palestrante também reforçou que bons líderes precisam reunir atributos como honestidade, comunicação eficiente, confiança na equipe, atitude positiva, criatividade e sintonia com as pessoas. Além disso, alertou que repetir fórmulas por muito tempo não garante resultados. “Esse é um erro atual, achar que fazer bem as mesmas coisas por anos é suficiente. É preciso buscar inovação e cuidar do bem-estar. Funcionários motivados e que se sintam bem no ambiente de trabalho são essenciais para a performance das organizações”, destacou.
O vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima, participou da abertura representando o prefeito Vaguinho Espindola. Para ele, o município ganha em competitividade e desenvolvimento com a realização de eventos como a ExpoMais. “É um momento em que buscamos conhecimento e experiência. Com isso, as empresas crescem e a cidade se desenvolve cada vez mais”, disse.
Já a reitora da Unesc, Gisele Coelho, reforça a importância da parceria da universidade com o evento. “Estar na ExpoMais é se permitir acessar conteúdos de altíssimo nível que, muitas vezes, precisaríamos ir longe para encontrar. Esse evento é um case que representa a união de entidades que acreditam na educação como pilar de transformação para uma sociedade mais humana, equilibrada e preparada para o futuro”, afirmou.
A ExpoMais segue até esta quarta-feira (24), com uma programação que reúne palestras, debates e painéis voltados para empresários, gestores, profissionais e estudantes da região.