Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Eu aprendi que a vida não é linear”, afirma Luan Onofre (TubaCast)

Ele fala da importância de construir patrimônio e ensina pessoas a investirem seu dinheiro
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 29/09/2023 - 17:09 Atualizado em 29/09/2023 - 17:18
Foto: Reprodução/TubaCast
Foto: Reprodução/TubaCast

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Engenheiro de formação, com planos de construir uma carreira na gestão de obras, Luan Onofre aprendeu que a vida não é linear, planos mudam e, após conhecer de perto o efeito de não construir patrimônio, mudou o foco e deu início ao TubaCast, um dos principais podcasts do mercado financeiro brasileiro. Hoje, ele entrevista profissionais da área, aborda o ramo de finanças e ensina as pessoas a investirem seu dinheiro.

Assista a entrevista completa com Luan Onofre (TubaCast) no 60 Minutos:

[o texto continua após o vídeo]

Empresários que investem apenas no próprio negócio

Muitos empresários optam por concentrar seus investimentos exclusivamente em seus próprios negócios pela forte crença no empreendimento. Porém, Onofre frisa a importância de ter uma carta na manga e sempre considerar a possibilidade de circunstâncias desfavoráveis.

“Tem muito empresário que investe unicamente no próprio negócio, porque acredita tanto naquilo que acaba investindo tudo. A pessoa sempre tem que ter um plano B, na pior hipótese. O Empresário não pode ser 100% otimista, nem 100% pessimista, ele tem que ser realista”, destaca o especialista.

Carteira da Laurinha

Pensar no futuro financeiro é essencial, principalmente, quando se trata de família. Por isso, Onofre investe desde cedo em uma fonte de renda para a filha. Então ele criou a Carteira da Laurinha, que está disponível para acesso público, incentivando outros pais a seguirem esse caminho.

“Eu criei no começo do ano, com o intuito de ajudar outros pais a investirem, porque eles podem investir para o filho, o que dá um sentido aos investimentos. Eu falo que você tem que ter um grande objetivo para investir, se não tiver objetivo nenhum, o seu dinheiro vai pelo ‘ralo”, explica Onofre.

Pensando a longo prazo, os investimentos que performaram melhor são ações de empresas. Qual a estratégia utilizada na Carteira da Laurinha: investir em ações que pagam dividendos ou empresas que já estão nessa fase; fundos imobiliários e uma porcentagem pequena em ETF [Exchange-Traded Fund], dos Estados Unidos. “Pensando a longo prazo, as empresas praticamente vão te proteger da inflação, pois possuem todo um ecossistema, elas são organismos vivos”, afirma.

OIBR3: aquele prejuízo que deixou uma lição

Investir e falar sobre o mercado financeiro não é sinônimo de nunca ter passado por um ‘perrengue’ de investimento. Muito pelo contrário, Onofre já passou por uma situação de prejuízo, mas encarou a situação como um aprendizado.

“Foi um erro, mas foi um erro calculado”, conta. “Tinha uma empresa que eu gostava bastante, porque veio de uma reestruturação e recuperação judicial, que é a OIBR. Eu gravava sobre e falava que eu tinha 3% da minha carteira em Oi. 100% de uma carteira de investimentos é bastante coisa. Acabou que eu não vendi nenhuma das ações, mas serve de lição”, completa.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito